PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

O FIASCO DA MARCHA PELA FAMÍLIA

Seis "gatos pingados" no Recife
Os protestos em São Paulo
O vexame em Florianópolis: apenas três pessoas

Em 1964 foram realizadas no Brasil grandes manifestações de rua intituladas “Marcha da Família com Deus Pela Liberdade”. Começou por São Paulo e se espalhou por outras cidades, com apoio de setores da Igreja Católica, de algumas correntes evangélicas, de partidos políticos conservadores, donas de casa e muitos que não concordavam com os rumos do Governo João Goulart.

Essas passeatas ajudaram a consolidar o golpe militar de 1º de abril de 50 anos atrás.

Neste sábado saudosistas tentaram reeditar as marchas pela família nas principais capitais do país e foi um fracasso retumbante.

Segundo os jornais e principais sites de notícias, com dados da Polícia Militar, pouca gente se interessou em participar dos movimentos, com alguns pedindo uma nova intervenção militar no país.

No Recife apenas seis manifestantes apareceram, Belo Horizonte reuniu cinco pessoas, em Natal foram contados nove heróis, Santa Catarina juntou apenas três e em Belém do Pará foram contabilizados 20 participantes da Marcha Pela Família.

Os melhores números vieram do Rio de Janeiro e São Paulo: na primeira cidade a adesão foi de 150 pessoas e na segunda uns falam em 500 e outros em 700 manifestantes.

Tanto no Rio quanto em São Paulo foram organizados atos antifascistas, numa reação ao movimento conservador. A imprensa dos dois Estados garante que tinha mais gente do lado de quem foi às ruas defender a democracia.

Segundo o Blog do Miro (jornalista Altamiro Borges) a tentativa de mobilização foi feita principalmente pelo Facebook, com apoio da jornalista Rachel Shehrerazade, do SBT.

Dos políticos foram anotadas as presenças do deputado federal Jair Bolsonaro (PP) no Rio de Janeiro e do senador Eduardo Suplicy (PT) em São Paulo. O primeiro com os conservadores, o segundo do lado dos antifascistas.

Dá para perceber que o Brasil mudou. Não há clima pró-golpe no país e uma minoria de nada prefere trocar nossa precária democracia por uma ditadura. Amém.

3 comentários:

  1. Ronaldo Mauro Vieira24 de março de 2014 às 08:01

    Parabéns Brasil. Democracia sempre. Hoje se fala que o governo rouba. pode criticar a presidente da Republica. Temos a liberdade de pensar e agir. Com os Militares no poder. tudo isso era proibido. torturaram, perseguiram, proibiram, amputaram nossas ideias, mataram, calaram nossas vozes, prenderam pessoa simplesmente pelo fato de não concordarem em serem manipulados e de não poderem pensar. E, agora querem voltar a viver o caos novamente. Não ao golpe e não a Dilma!

    ResponderExcluir
  2. Luiz Carlos de Araújo24 de março de 2014 às 08:03

    Quem disse que os valores de família estão vinculados ao famigerado regime militar? Essa praga que foi banida da sociedade NUNCA MAIS voltará. É um engodo essa campanha nefasta. SALVE A DEMOCRACIA!

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA