PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

MÉDICOS CUBANOS TÊM PRESENÇA FORTE EM GARANHUNS E NO AGRESTE MERIDIONAL

Médicos cubanos na chegada a Bom Conselho
A Dra. Ana Martha no PSF de Garanhuns

O Programa Mais Médicos caiu no gosto dos prefeitos do Agreste Meridional, tanto que mais de 20 de profissionais estrangeiros estão atuando em cidades da região, através de convênios entre os municípios e o Governo Federal.

Em Garanhuns uma médica cubana trabalha num dos PSF da Cohab II desde a administração de Luiz Carlos de Oliveira, quando ainda não havia sido criado o programa que dividiu as opiniões de alguns setores da sociedade, especialmente dos políticos e dos profissionais de medicina.

Este ano, agora em março, chegou outra cubana para atuar em Garanhuns, desta vez pelo programa Mais Médicos. É a Dra. Ana Martha, de 34 anos, natural da cidade de Pinar Del Rio, no interior da ilha comunista. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. Ernesto Che Guevara, sua especialidade é Medicina Geral, o equivalente ao nosso profissional do Saúde da Família.

Dra. Ana Martha é casada e mãe de dois filhos. Segundo a médica, vir para o Brasil está sendo um grande desafio. “Primeiro por causa da falta que vou sentir dos meus filhos e meu esposo, mas o que me move é o sonho de conhecer o país, diferentes culturas e, principalmente, atender às famílias mais carentes, ter esse contato tão próximo com eles. O prefeito de Garanhuns pode ficar tranquilo, pois irei dar o melhor de mim para cumprir essa missão”, disse ela, assim que chegou à cidade.

BOM CONSELHO – Esta cidade recebeu, no dia 17 deste mês, três profissionais através do Mais Médicos. São cubanos e estão trabalhando na zona rural, um deles num comunidade quilombola.

Bom Conselho já tinha dois médicos cubanos no município, localizados nos distritos de Rainha Isabel e Logradouro dos Leões.

Todos eles foram recebidos pelas autoridades do município e estão fazendo um trabalho reconhecido pela comunidade.

ÁGUAS BELAS – Uma pessoa com ligações com a Prefeitura de Águas Belas informou que esta cidade, a 90 km de Garanhuns, tem 10 profissionais de saúde através do Mais Médicos, todos eles cubanos. Ele acha que o prefeito Genivaldo Menezes conseguiu um número maior de que outras cidades por ser do PT e ter muita afinidade com a cúpula do partido em Pernambuco.

No início houve alguma dificuldade no trabalho por conta da língua, uma vez que eles não falam português. Mas hoje a população já consegue entender o “portunhol” deles e quem os procura demonstra muita satisfação

LAJEDO E CAETÉS - Lajedo tem apenas uma cubana clinicando no município. Atua no bairro de Bom Jesus e segundo depoimentos de moradores da cidade ela é tão querida, que pessoas de outras áreas se deslocam tentando ser atendidos pela profissional do Mais Médicos.

Em Caetés são quatro médicos cubanos, segundo informação do secretário Wando Pontes. Ele disse que os estrangeiros prestam um excelente serviço no município e caíram nas graças do povo, principalmente por atenderem bem, tratarem as pessoas carentes com muita humanidade.

Médicos cubanos estão presentes também em São Bento do Una, Capoeiras, Saloá e Iati. Nesta última cidade o nosso contato não deu certeza se o profissional foi contratado pelo Mais Médicos.

Devem ter médicos cubanos trabalhando em outros municípios do Agreste Meridional que não foram citados neste post. É que não tivemos oportunidade de conversar com pessoas de todas as cidades. Mas quem quiser acrescentar alguma informação a essa reportagem, citar a atuação de algum médico estrangeiro em seu município é só nos enviar um e-mail para robertoalmeidacsc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA