PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

AS LUTAS DA DOUTORA CLAUDOMIRA ANDRADE

Claudomira Andrade, 36, nasceu em Garanhuns. Na infância viveu uma vida modesta, na Cohab I e com apenas 9 anos sofreu uma grande tragédia familiar. Seu pai, conhecido como Cabo Joaquim, foi assassinado numa rebelião na antiga cadeia pública da cidade, no bairro Aluízio Pinto.
  
Dona Maria José, sua mãe, ficou sem o companheiro amigo para ajudar a cuidar dos filhos.

Claudomira, porém, era uma predestinada a superar as dificuldades e vencer. Estudou no Colégio Henrique Dias, da Rede Estadual, foi bolsista no XV de Novembro, tradicional educandário de Garanhuns e fez a Faculdade de Direito na FDG, da AESGA. É formanda da primeira turma da instituição garanhuense.

Virou Doutora Claudomira.  Uma guerreira, disposta a lutar pela causa da mulher e da família.

Há 16 anos a garanhuense é casada com Ricardo, policial da Rocan, também formado em direito, que atualmente auxilia a esposa no escritório de advocacia.

O casal tem três filhos: Ingrid, Aquiles e Stephanie.

Antes de começarmos a falar do trabalho social da doutora, uma informação que consideramos importante: Ricardo é filho de João Capão, o incansável batalhador, eletricista, encanador, que com o seu próprio esforço, sem a ajuda de nenhum Governo construiu o Castelo que se transformou num dos principais pontos turísticos de Garanhuns.

O policial fala com orgulho do pai e lamenta que os diversos prefeitos que passaram pelo município não tenham dado apoio a luta de João Capão.

TRABALHO SOCIALDesde quando era mais jovem, ainda morando na Cohab I, Claudomira sentia a necessidade de realizar um trabalho social, a vontade de ajudar o mais próximo. Ela confessa que viu a pobreza de perto no bairro onde se criou e queria fazer alguma coisa pelas pessoas carentes.

A atividade política e o curso de direito foram consequências dessa ânsia de lutar pelo povo, especialmente pelas mulheres.

Em 2012, sem recursos, inexperiente na política partidária, foi candidata a vereadora apoiando Izaías Régis para prefeito. Fez uma campanha franciscana gastando pouco mais de 2 mil reais (teve gente que disputou o mandato e desembolsou perto de 200 mil) e obteve nas urnas 826 votos.

Depois da campanha foi as rádios de Garanhuns, agradeceu a votação recebida e disse que mesmo sem mandato iria procurar fazer alguma coisa pela população do município. Aí foi que começou a trabalhar.

Como advogada começou a atuar defendendo os mais pobres e foi se conscientizando cada vez mais da necessidade de atuar a favor da mulher, muitas vezes vítima de violência doméstica por parte dos seus próprios companheiros.

Quando mataram a pré-adolescente Joana Beatriz, uma jovem da periferia da cidade, Doutora Claudomira esteve à frente da luta por justiça e foi uma das organizadoras da Caminhada pela Paz, que levou uma verdadeira multidão as principais ruas de Garanhuns. Posteriormente organizou uma outra caminhada, desta vez pela Vida.

Promoveu ainda a Campanha do Natal Solidário, quando utilizou o Facebook como instrumento de divulgação e obteve mais de mil compartilhamentos a sua mensagem. Foram arrecadados mais de 5 mil toneladas de alimentos, distribuídos nas comunidades carentes da cidade.
Claudomira fala para mil pessoas em Belo Jardim

PALESTRASDo segundo semestre do ano passado para cá Claudomira Andrade começou a fazer palestras. Foi convidada inicialmente pela Coordenadoria da Mulher, que tem à frente a hoje secretária Eliane Simões. A receptividade foi muito boa e aí a ativista social não parou mais.

Já realizou dezenas de palestras em Garanhuns, em locais como a Escola Silvino Almeida, em Manoel Chéu, na AESGA, SENAC, 71 BI, 9º BPM e empresas privadas.

Na região falou para moradores de Caetés, Capoeiras, Jupi, Paranatama e outras cidades. E já está agendada para estar presente em Lagoa do Ouro, Lajedo, Bom Conselho, Canhotinho e Jaboatão dos Guararapes.

Foi convidada até para fazer uma palestra em Porto Velho, em Rondônia.

Como a descobriram tão longe? Pela internet. A advogada usa muito o Facebook para divulgação do seu trabalho e por isso hoje é conhecida em todo o Agreste Meridional, em outras regiões de Pernambuco e em outros Estados.

E de que fala nesses encontros, qual o seu segredo para agradar o público, que sai verdadeiramente encantado após suas explanações?

Dra. Claudomira fala dos direitos da mulher, discute a questão da violência doméstica, dá explicações sobre a Lei Maria da Penha e faz uma defesa firme da família, daquela que talvez seja a mais tradicional e antiga das instituições.

E nem só as mulheres estão atentas as suas palavras. Os homens também estão interessados e prestigiando as palestras. Foi assim em Belo Jardim, quando juntou em torno de mil pessoas e muitos eram do sexo masculino. No 71 BI e no 9º o público era majoritariamente formado por homens.

“Eu explico que a Lei Maria da Penha não é contra os homens. Sustento que homem que é homem não bate em mulher. Digo que a nossa luta é contra os agressores”, revelou a advogada e defensora das causas da mulher e da família.

Por conta de sua história de vida, das suas lutas na área social, da militância como advogada e de sua votação como candidata a vereadora, surgiu no PRP, partido ao qual está filiada, a possibilidade de Claudomira disputar um mandato de deputada federal este ano.

Caso a doutora resolva de vez enfrentar mais este desafio, fará dobradinha com Damásio, que será candidato a deputado estadual. Os dois têm muita afinidade e inclusive são evangélicos, ele da Assembleia de Deus e ela da Igreja Presbiteriana de Heliópolis.

Mas isso é para ser resolvido depois, por enquanto a advogada está mais interessada em cumprir a sua missão de proteger as mulheres e vai continuar fazendo palestras. Está com a agenda cheia. Toda vez que vai a um local, quando termina de falar surgem novos convites.

Por conta do interesse da população em torno da Lei Maia da Penha, a doutora decidiu elaborar uma cartilha com o seguinte tema: “Dra. Claudomira Ensina – Respeitar a Mulher é Valorizar a Família”.

Serão 100 mil exemplares distribuídos em Garanhuns e diversas cidades do Agreste e do Estado. Para viabilizar este projeto ela está tendo o apoio do Centro Meridional de Segurança, do empresário Mário B. Filho (Marinho do Pérola), da Bravo Segurança, da Fadire (instituição de ensino a distância) e de outras empresas e amigos.

Muitos em Garanhuns já veem em Doutora Claudomira um fenômeno, admiram seu carisma e não duvidam que ela vai longe em suas lutas. Modesta, ela evita o estrelismo e ao ser questionada porque o povo fica tão “encantado” com suas palestras explica que tem paixão pelo que faz, suas palavras saem do coração. “Acho que Jesus é que me dá forças e me inspira”, constata a advogada

Claudomira Andrade. É bom guardar este nome. É uma guerreira. E parece estar disposta a representar Garanhuns em Brasília. Resgatando as lutas que foram de Cristina Tavares no passado.

5 comentários:

  1. A MINHA ESPOSA PARTICIPOU DA PALESTRA PROFERIDA POR ELA NESTE DOMINGO 16 DE MARÇO DE 2014

    ESSA MULHER FEZ UMA PALESTRA PARA AS MULHERES DE LAGOA DO OURO. FOI UM SUCESSO TOTAL. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  2. estamos com você Érica e Júnior-São João.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS PELO SUCESSO, ESPERO TER OPORTUNIDADE DE ASSISTIR UMA DESSAS PALESTRAS.

    ResponderExcluir
  4. Em um dado momento histórico em nossa política, os movimentos sociais, culturais e de assistencialismo, tornam-se responsáveis por essa tendência neopolítica que, hodiernamente, se chama Dr. Claudomira.
    Suas possibilidades de intenção de voto propiciam, de fato, a união prática de mudança política e, emergente representatividade local em nosso atual cenário político, principalmente no que diz respeito aos efeitos sintomáticos do eleitor Garanhunhense, de eleger um deputado federal local de modo a favorecer a cidade e toda região.
    Não há dúvidas que a pré-candidatura de Dra Claudomira à deputada federal irá favorecer bastante esse conhecimento, sem fechar questão e sem querer ser uma verdade única e irrestrita. Seu trabalho e conhecimento sobre a realidade das minorias em Garanhuns e região favorece ainda mais o seu potencial como referência norteadora diante da possibilidade de Garanhuns ter uma representante feminina no congresso nacional.
    Naturalmente, Dra Claudomira se apropria das sua teorias de política assistencial pública e tendências na proteção e amparo às camadas menos favorecidas na busca por soluções imediatas e de prevenção amparadas na dignidade humana. O fato concreto mesmo, é que a candidata será daqui da cidade e esta possibilidade deve ser vista mais do que uma alternativa, deve ser avaliada como possibilidade de mudança no paradigma do eleitor estar corpo a corpo com uma candidata a deputada federal que poderá fazer a diferença através do seu contato diário e direto com os auspícios e necessidade públicas do eleitor. Dra. Claudomira não só revela-se como Alternativa, e sim, como elo político federal de grande representatividade para Garanhuns em Brasília bem como possibilidade de mudança emergencial para toda a região.

    ResponderExcluir
  5. SÓ HÁ UMA POSSIBILIDADE DE UMA MULHER POBRE MATERIALMENTE FALANDO, PORÉM RICA EM CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PRAGMÁTICO CONFORME FALA TANTO A MARINA SILVA.CHEGAR A CÂMARA FEDERAL CONFORME GARANHUNS FEZ A MULHER GUERREIRA,TALENTOSA, CULTA, INTELIGENTE,DISPOSTA E, SOBRETUDO, CORAJOSA, QUE FOI A JORNALISTA CRISTINA TAVARES CORREIA.ESSA SIM VESTIU A CAMISA E LUTOU BRAVAMENTE PARA SER A PRIMEIRA PERNAMBUCANA DE GARANHUNS A ENFRENTAR OS MACHÕES QUE NÃO ADMITIAM SOB HIPÓTESE NENHUMA QUE UMA MULHER CHEGASSE A SER POLICIAL,GOVERNADORA, DEPUTADA , SENADORA E PRESIDENTA DA REPÚBLICA. A MULHER PODE E É CAPA, SIM SENHOR!

    PALAVRA DE UM PROFESSOR.

    MULHER GUERREIRA VÁ EM FRENTE, POIS HÁ A POSSIBILIDADE SIM DE GARANHUNS TE ELEGER COM A FORÇA FENOMENAL DA JUVENTUDE E DAS MULHERES DO AGRESTE MERIDIONAL E DE PERNAMBUCO COMO UM TODO.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA