PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

IVO AMARAL - ADMINISTRADOR DO FUTURO

Recebemos do respeitado e experiente jornalista Gildson Oliveira, do Recife, o seguinte texto para publicação:

Através do Correio Sete Colinas e do Blog de Roberto Almeida - jornalista velho-novo amigo de tantas caminhadas - vimos agradecer ao ex-prefeito Ivo Amaral o convite para tomar parte do Festival de Inverno de Garanhuns, no próximo ano. Por uma decisão de Governo, Eduardo Campos esteve na residência de Ivo e lhe comunicou que o próximo FIG será realizado em sua homenagem, por dois motivos.

Primeiro porque o Estado, definitiva e oficialmente, através de suas lideranças políticas, culturais, artísticas  e o público em geral, reconhecem em Ivo Amaral o único criador desse evento histórico atravessando o tempo na projeção turística e econômica do município e da vasta região do Agreste Meridional. E, ainda hoje, 23 anos depois, ganhou fronteiras, enaltecendo o nome de Garanhuns e do próprio Estado de Pernambuco.

O governador argumenta, como segunda opção para a homenagem, os 80 anos que o ex-prefeito completará em 2014. É uma justificativa que poucos prefeitos e ex-prefeitos continuam a ser lembrados e respeitados pelo trabalho sério, evidenciando programas e projetos realizados e voltados unicamente em benefício da coletividade.

Foi preciso o governador Eduardo Campos se deslocar a Garanhuns, visitar Ivo em sua casa, na Avenida Rotary e, ali, na presença deste e de seus familiares, comunicar a decisão governamental de homenageá-lo reparando ingratidões e injustiças praticadas há tantos anos.

Ivo, de forma carinhosa e democrática, lúcido e ainda trabalhando, divide essa honraria com antigos assessores, funcionários e alguns amigos que o ajudaram a criar o 1º Festival de Inverno de Garanhuns, em julho de 1991.

Essa realização, anualmente promovendo Garanhuns e o Agreste é, tão somente, um pequeno detalhe de suas administrações como prefeito realizador e pioneiro em vários pontos. Os companheiros de mídia, como Roberto Almeida, Inaldo Sampaio, Ivanildo Sampaio, Joezil Barros, João Alberto e a colunista Kitty Lopes, dentre outros, atestam que Ivo Amaral é, sem a menor dúvida, o “administrador do futuro", o homem que governava com poucos recursos financeiros, pequenos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Contendo gastos, conseguiu implantar galerias de águas pluviais, calçamento de ruas, reforma de pontos atrativos como o Alto do Magano, Parque Euclides Dourado, Pau Pombo, O Relógio de Flores, instalado na Praça Tavares Correia, único ainda hoje no Norte/Nordeste, afora investimentos nas festividades tradicionais.

Durante o centenário de Garanhuns, em 1979, chegou a editar publicação específica enfocando a trajetória histórica do município. Não ficou só nisso. Nos mandatos de Ivo, Garanhuns foi a primeira cidade pernambucana a ter ruas e avenidas asfaltadas e, nessa época, era “invadida”, semanalmente, por centenas de turistas e visitantes que lotavam hotéis e hospedarias.

É importante lembrar a construção de salas de aula na área rural, reforma do edifício da prefeitura e descentralização dos serviços. Cobriu a cidade de belas praças, ruas e avenidas, como a Rui Barbosa. Ali, nos canteiros centrais, a mulher de Ivo, Sra. Nalva Amaral, era a “artesã das flores”, plantando rosas e transformando a cidade de Garanhuns em extensos jardins com hortênsias e gerânios.

Foram muitas as realizações, num planejamento técnico sob o comando do saudoso Jaime Pinheiro, que estimulava o prefeito, varando madrugadas. É importante não esquecer o lado cultural e das artes.

Vários foram os lançamentos de livros, guias turísticos, encontro de poetas, violeiros, cantadores de cordéis, escritores, sanfoneiros e cantores, como Dominguinhos, que sempre estava em sua cidade natal animando noitadas de São João, São Pedro e Santo Antônio, não esquecendo Luiz Gonzaga, que encerrou os festejos do centenário de 1979 e presenteou Garanhuns com a música “Onde o Nordeste Garoa” em parceria com o compositor Onildo Almeida.

Também o comércio e a indústria recebiam incentivos diversos. Em resumo, este é o retrato, sem retoque, do ex-prefeito, agora plenamente justiçado pelo próprio governador do Estado, Eduardo Campos.

Hoje, perto dos 80 anos, firme e forte, Ivo Amaral é o homem.

*Gildson de Oliveira é jornalista profissional e escritor. Foi editor regional do Diário de Pernambuco durante muitos anos e publicou, dentre outras obras “Luiz Gonzaga, o Matuto que Conquistou o Mundo”, “Câmara Cascudo – Um Homem Chamado Brasil” e “Frei Damião – O Santo das Missões”.

(Fotos: 1) Gildson Oliveira/ Nordeste.com 2) Edjenalva e Ivo Amaral/Blog Aqui na Cozinha).

5 comentários:

  1. Roberto,
    Parabéns pela magnífica matéria sobre Ivo Amaral. O amigo em poucas linhas conseguiu retratar muito de sua vida política e até sobre sua vida privada. A memória dele é privilegiada, pois se lembra de tudo e de todos. Quando estamos caminhando no Parque Euclides Dourado, a pessoas vem falar com Ivo, e pergunta por todos de sua família pelo nome, ainda diz: “Este era meu eleitor, aquele era adversário”. É uma pessoa que ler todos os jornais de Pernambuco todos os dias, e ainda ler todas as matérias divulgadas pelas redes sociais da cidade, segundo ele, para se inteirar das noticias locais. Ele é “sintonizado” com a vida política e econômica do País, e emite sua opinião, e faz seu juízo de valor sobre cada tema. Ivo foi prefeito do Município de Garanhuns e Deputado Estadual por duas vezes, e sempre agiu com base no passado, vivendo o momento e pensando no futuro, tanto é que ficaram duas marcas dele, que foi o Festival de Inverno de Garanhuns e o Relógio de Flores. Parabéns Ivo, pelo que você fez pela nossa querida Cidade das Flores, e pela sua invejável lucidez.
    José - Garanhuns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saliento que o artigo publicado é de autoria do jornalista Gildson Oliveira.

      Excluir
  2. Seu confrade narrou em seu depoimento, com riqueza de detalhes, o de fato foi as gestões do então ex Prefeito Ivo Amaral, o qual temos uma estima elevada e consideração!! Peço permissão a você meu amigo Roberto, para publicar no jornal a Gazeta...

    ResponderExcluir
  3. Homenagem a quem de fato merece...nos esportes Garanhuns conquistou no futebol o campeã do centenário (seleção de Garanhuns)...que Deus o ilumine sempre....

    ResponderExcluir
  4. A história reconhece em vida (graças à Deus) o trabalho sério e competente do Sr. Ivo Amaral. Se formos narrar aqui seus bem feitos, naturalmente escreveríamos centenas de linhas. Sr. Ivo e sua esposa D. Edjnalva, são pessoas dignas, que andam de cabeças erguidas, e são admiradas por todos. Situação e Oposição todos os respeitam, e sempre querem ouvir a opinião de Seu Ivo, que com sua humildade peculiar, conhece o caminho das pedras. Tenho a honra de ser amigo dessas duas pessoas ímpares de Garanhuns, e a liderança natural do Sr. Ivo Amaral, com quem gosto de conversar, fazer minhas perguntas e ouvir suas respostas consistentes.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA