PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

JORNALISTA GARANHUENSE LANÇA LIVRO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS

O jornalista garanhuense Cloves Teodorico Neto, concluinte do curso de Comunicação Social da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip) deverá publicar, ainda em dezembro deste ano, o seu primeiro livro-reportagem, intitulado “Impactos Ambientais: as transformações nas nascentes urbanas do Rio Mundaú em Garanhuns (PE)”. A obra é resultado de cinco meses de pesquisa de campo para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

De acordo com o jovem escritor, de 21 anos de idade, o livro está dividido em quatro capítulos. O primeiro fala sobre a água em Pernambuco, suas potencialidades, o histórico da gestão dos recursos naturais até chegar em Garanhuns, abordando suas peculiaridades ambientais. Nele, também há trehcos de uma entrevista do jornalista com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.

O segundo capítulo trata exclusivamente de três nascentes localizadas na zona urbana do município (Pau Pombo, Vila Maria e Pau Amarelo), em que ele retrata o processo de degradação dos mananciais e entrevista antigos moradores que acompanharam o processo de mudanças na paisagem urbana. Já o terceiro capítulo tem falas de especialistas em recursos hídricos, meio ambiente e clima, falando das consequências que a população já sente e continuará sentindo de maneira mais intensa no futuro, entre elas o aumento de temperatura e a queda na produção agrícola na zona rural do Agreste Meridional.

“O quarto e último capítulo é mais de resultados. É onde eu mostro o que foi feito, o que vem sendo feito para minimizar esses impactos sofridos. Na verdade, eu elenco iniciativas. Exemplificando a criação do Conselho de Defesa do Meio Ambiente, o Codema, a forte e importante atuação da ONG Econordeste e trago a brilhante história do professor Renato Mattos, que acompanha tudo isso e serve de exemplo de engajamento para os cuidados com nosso meio ambiente”, adianta Cloves.

A obra ainda é repleta de imagens do fotógrafo Rodrigo Valença, do Recife, que remetem às belezas de Pernambuco. Os fotógrafos garanhuenses Fernando Espiúca e Robson Ferreira também colaboraram com as imagens. Assim como, o secretário de Agricultura da atual gestão, Epaminondas Borges Filho. A diagramação do livro-reportagem foi feita pelo jornalista visual Sandemberg Pontes e a orientação acadêmica foi da jornalista, mestra em Desenvolvimento e professora da Favip, Iraê Mota.

Cloves Teodorico Neto foi estagiário da Assessoria de Comunicação Social da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), colaborador do Jornal Cidade, editor de texto da Revista Muito Mais, além de apurador e produtor de reportagem da TV Asa Branca, afiliada Rede Globo, durante dois anos. 

3 comentários:

  1. Cloves Teodorico é um jovem com um futuro promissor brilhante. É muito determinado, competente e dinâmico. Não mede esforços para apurar profundamente a notícia séria e verdadeira. Com certeza será um grande profissional que contribuirá muito com a nossa Garanhuns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Que DEUS continue iluminando seus passos, para que vc realize todos os seus objetivos. Sandra Régis

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo, colega de trabalho e de profissão. Acompanhei todo o processo para a construção deste belíssimo trabalho e sei como foi difícil. Cheguei a ouvir um: "vou desistir Jacque". E disse: "De forma alguma, vá em frente, fé em Deus que tudo vai dar certo". E olha aí, livro impresso, entregue e em breve a apresentação na banca, que não deve render-lhe menos que um DEZ. Amigo estou muito feliz por você e por sua conquista. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA