PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

MÉDICO CUBANO FALA SOBRE ESCRAVIDÃO

O médico cubano Juan Delgado, de 49 anos, retratado numa imagem quando foi vaiado e hostilizado por médicas brasileiras, disse ao jornal Folha de São Paulo que estava impressionado com a manifestação ocorrida em Fortaleza. “Diziam que somos escravos, que fôssemos embora do Brasil. Não sei por que diziam isso, não vamos tirar seus postos de trabalho", afirmou ele.

Juan Delgado e os demais estrangeiros que chegaram ao Brasil irão trabalhar em 701 municípios que não atraíram o interesse de nenhum médico brasileiro, a despeito das bolsas de R$ 10 mil oferecidas pelo governo federal.

Negro, e formado por uma universidade pública de Cuba, Delgado questionou várias vezes o fato de ter sido chamado de "escravo" pelos brasileiros. Ele se disse um homem livre, que veio por vontade própria ao Brasil e disse ainda ter atuado em outras missões humanitárias, em países como o Haiti.

Sobre a escravidão, ele disse algo que poderia ser lembrado pelas próximas gerações de médicos no Brasil. "Isso não é certo, não somos escravos. Seremos escravos da saúde, dos pacientes doentes, de quem estaremos ao lado todo o tempo necessário", afirmou, em depoimento ao jornalista Aguirre Talento, da Folha. "Os médicos brasileiros deveriam fazer o mesmo que nós: ir aos lugares mais pobres prestar assistência".

Ele afirmou ainda que a atuação dos estrangeiros não será simples. "O trabalho vai ser difícil porque vamos a lugares onde nunca esteve um médico e a população vai precisar muito de nossa ajuda", disse. Sobre o desconhecimento da língua portuguesa, disse que não será um empecilho e afirmou que a população brasileira "aceitará muito bem os cubanos".

Um dos responsáveis  pelo “corredor polonês” armado contra os cubanos no Ceará, o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado, José Maria Pontes, disse que as vaias não eram dirigidas contra os profissionais estrangeiros, mas sim aos gestores do programa Mais Médicos.

As notícias sobre a chegada dos médicos estrangeiros ao Brasil e as manifestações que ocorreram, foram destaque nos principais veículos de comunicação do país, como a TV Globo, Folha de São Paulo, Portal UOL e Portal Brasil 247. No Jornal Nacional, ontem à noite, foi divulgado que enquanto um grupo em Fortaleza protestou contra os cubanos, outro entregou flores aos médicos que estavam chegando.

17 comentários:

  1. O MINISTRO DO SUPREMO, MARCO AURÉLIO MELLO(O DECANO DO STF), EM UM DOS SEUS ACÓRDÃO ABRE SEU PAR DE QUEIXOS SOBRE A ESCRAVIDÃO DA SEGUINTE MANEIRA, DOIS PONTOS: “Escravidão moderna é mais sutil do que a do Século XIX e o cerceamento da liberdade pode decorrer de diversos constrangimentos econômicos e não necessariamente físicos. Priva-se alguém de sua liberdade e de sua dignidade tratando-o como COISA e não como pessoa humana, o que pode ser feito não só mediante coação, mas também pela violação intensa e persistente de seus direitos básicos, inclusive do direito ao trabalho digno. A violação do direito ao trabalho digno impacta a capacidade da vítima de realizar escolhas segundo a sua livre determinação. Isso também significa reduzir alguém a condição análoga de escravo”. PORTANTO, FOI POR TESES COMO ESTA QUE, EM 1999, NO GOVERNO DO DIREITÃO FÊHÁCÊ, O CONTRATO ASSINADO ENTRE CUBA E OS MÉDICOS PREVIA QUE 50% DO SALÁRIO SERIA TRANSFERIDO À ILHA. MESMO ASSIM, A JUSTIÇA CONSIDEROU ILEGAL O TRABALHO DOS MÉDICOS CUBANOS E ELES FORAM ENXOTADOS E EMPURRADOS DE VOLTA PARA A SUA ILHA-PRESÍDIO. PARA O BRASILEIRO TER UMA IDEIA COMO FUNCIONA O TRABALHO(SEM SER ESCRAVO) NO MUNDO É SÓ QUERER ENTENDER QUE, NOS ESTADOS UNIDOS TEM CERCA DE 25% DE MÉDICOS ESTRANGEIROS. SE UM MÉDICO BRASILEIRO QUISER IR PRA LÁ, TEM QUE FAZER O EXAME DO USMLE, QUE É UMA PROVA DE TRÊS FASES: DUAS TEÓRICAS FEITAS À DISTÂNCIA E UMA PRÁTICA, REALIZADA LÁ, APENAS SE O MÉDICO CONSEGUIR SER ACEITO PARA UM ESTÁGIO PRÁTICO EM UM RENOMADO HOSPITAL AMERICANO. DEPOIS DISSO, TERÁ QUE FAZER MAIS UMA PROVA, O EXAME DO BOARD, QUE TAMBÉM É OBRIGATÓRIO PARA OS AMERICANOS EXERCEREM A MEDICINA. RESULTADO: APENAS MÉDICOS ULTRA-CAPACITADOS VÃO PARA LÁ. HOJE, TEMOS CERCA DE 1500 MÉDICOS BRASILEIOS NO EXTERIOR, A MAIOR PARTE NA AMÉRICA. A MAIORIA FAZ FELLOWSHIP (ESTÁGIO DE APERFEIÇOAMENTO). ENQUANTO ISSO, O BRASIL TENTA TRAZER CUBANOS E BRASILEIROS REJEITADOS EM NOSSOS VESTIBULARES, QUE FORAM ESTUDAR EM ESCOLAS DE VÁRZEA TANTO NA BOLÍVIA DO ÍNDIO COCALEIRO, QUANTO NAS DE CUBA DOS DITADORES CASTRO. MESMO ASSIM OU ENQUANTO ISSO, A REDE DA VASSALAGEM PETISTA NÃO LIBERA NEM MUITO MENOS ACEITA O FUNCIONAMENTO DA FACULDADE DE MEDICINA DE GARANHUNS(FAMEG), NEM A PAU!!! PARA NÓS GARANHUENSES E TODO O POVO DA REGIÃO DO AGRESTE MERIDIONAL SÓ TEMOS A REJEITAR VEEMENTEMENTE A ESTUPIDEZ ESCRAVOCRATA DOS PETISTAS QUE DESTA VEZ CHEGOU AOS PÍNCAROS DA GLORIA AO MANTER ESCRAVOS CUBANOS CONFINADOS NOS RINCÕES DO NORDESTE E NAS LONGÍNQUAS BRENHAS DA REGIÃO NORTE DO PAÍS, TRATADOS COMO SACO DE FARINHA. AFINAL, COMPROVADAMENTE, OS CUBANOS SÃO MÃO DE OBRA ESCRAVA OU ENTÃO MERCADORIA DE ALUGUEL. OU QUEM SABE, OS “NEGÃO CUBANOS”, NÃO SEJAM MÉDICOS E SIM MILITANTES GUERRILHEIROS COM DIPLOMAS UNIVERSITÁRIOS CONQUISTADOS A DURAS PENAS EM SEUS ENFADONHOS E FORÇADOS EXERCÍCIOS DE GUERRA DE GUERRILHA...

    C O N T I N U A...

    ResponderExcluir
  2. ..........CONTINUANDO...


    P.S.: - Em que pese a cidade de Garanhuns ter duas faculdades de medicina e quatro hospitais de médio porte, os PETRALHAS ou SOCIALISTAS, só para nos deixar humilhados e dependente do IML de Caruaru e, por picuinha, não constroem nem a pau o nosso INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL que iria beneficiar toda a grande Garanhuns que tem em seu entorno uma população de cerca de 500 mil habitantes... Para essas pestes, a preocupação primeira deles, não tem outro valor maior que a sua amada “REVOLUÇÃO”. Essa bandidagem barbuda do PT não se preocupa com Mané, Zé ou Luzia. O pobre, na sua “nova línguagem” chamado de “excluído” ou, melhor ainda, “oprimido”, não lhe interessa salvo como meio, nunca como fim. Pobre que, seja eu, ou seja você, se não formos nós seus “companheiros” de partido, estaremos automaticamente incluídos entre os que excluem e oprimem. Às vezes, somos tachados de “reacionários”, “alienados”, “lacaios do imperialismo americano”, ou coisa semelhante nessa sua língua criada com o propósito de influenciar e engabelar os incautos. Portanto, daqui, aproveitando o IBOPE do Blog de Roberto Almeida, conclamo ao Secretário Municipal de Saúde(essa figura parda, isenta e um verdadeiro chá de chuchu que nem sequer sabemos o seu nome nem de onde caralho de asa ele veio), e o Prefeito Izaías Régis, juntamente com o cão de guarda Macambira, para que, juntos, botem as malas nas costas, capem o gato, peguem o voo e deem um pulinho até Cuba e implore de joelhos ao EL COMANDANTE FIDEL CASTRO para ele ter compaixão e clemência desse vai e vem dos nossos humilhados e chafurdados defuntos daqui, da terra do sanfoneiro Dominguinhos... SÓ ASSIM, ESSA PORRA DESSE IML SAIRIA!!!




    ResponderExcluir
  3. José Fernandes Costa28 de agosto de 2013 às 12:39

    Até um idiota sabe que esse embusteiro presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará está MENTINDO! - Esse José Maria Pontes é MAIS UM CANALHA do meio médico. - E por que essa pretensa preocupação com a remuneração dos MÉDICOS e MÉDICAS cubanos (as)?? - Eles quiseram vir para o Brasil, como já foram para outros países mundo afora. Eles sabem o que é trabalho duro, mas HUMANITÁRIO!! - E esses hipócritas (não confundam com Hipócrates) daqui que ficam encastelados nos grandes centros e deixam o povo morrendo à míngua!?! - Agora vêm eles e elas com tanta xenofobia contra os cubanos. Só porque são cubanos!! Sinceramente, são SACANAS e ORDINÁRIOS (AS) esses médicos e médicas brasileiros (as), que se passam para tanto. - Vejam mais: - Uma prostituta de Natal (RN), de nome Micheline Borges, que se diz jornalista, ou jornalista que se diz meretriz, usou da sua xenofobia explícita e atacou as médicas cubanas. Disse ela que as médicas de Cuba têm “cara de empregadas domésticas”. E aquela imunda foi além, usando outros termos superpreconceituosos contra as cubanas. Com isso, aquela desequilibrada mental e moralmente (a potiguar), tentou desclassificar, também, as empregadas domésticas. - Para isso, ela usou o “facebook”. – Confesso que eu, de igual modo, estou ofendendo as prostitutas, já que igualei as meretrizes à infeliz pseudojornalista./.

    ResponderExcluir
  4. A DILMA É UMA ANTA QUE PENSA GRANDE: COMO ELA ADORA UM PIBÃO QUE TAL MÉDICOS ESCRAVOS “NEGÃO” VINDOS DE CUBÃO!!! SÓ QUE TEM UM DETALHE, ANTA: MEDICINA NÃO É CURANDEIRISMO. É CIÊNCIA... DEPOIS VEM A CHORADEIRA OFICIAL: “TENTAMOS, MAS NÃO DEU CERTO”...

    ResponderExcluir
  5. José Fernandes Costa28 de agosto de 2013 às 19:48

    O ministro decano do Supremo Tribunal Federal (STF) chama-se José Celso de Mello Filho (conhecido por Celso de Mello). - Ele foi nomeado pelo ex-presidente José Sarney, em 1989./.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é José Fernandes. Há tantos abasbacados por aí, preocupados com o sucesso do programa Mais Médicos, que além de tanta discórdia espalhada e preconceito ideológico, falam firulas e nomeiam até outros ministros do Supremo para o decanato em nossa Suprema corte de Justiça.

      José Luciano
      Águas Belas/PE

      Excluir
  6. José Fernandes Costa28 de agosto de 2013 às 20:42

    E esses (as) médicos e médicas sacanas são useiros e vezeiros ao se valerem do trabalho escravo, em suas fazendas?? Quando eles pagam salários de fome a seus empregados (vaqueiros etc.), não é semiescravidão!?! - Por que nos vêm eles e elas agora com essa máscara própria da indignidade que tão bem representam?? -Querem dar a entender ao povo abobalhado que estão esperneando por causa dos salários dos cubanos!! - Repito: com raríssimas exceções, são cínicos e cínicas, em defesa dos seus interesses corporativos!! - 2. E o senador Humberto Costa deve estar se lixando para o Cremepe que o considerou persona non grata!! - Assim também deve fazer o doutor Mozart Salles que foi medido pela mesma régua da maldade que mediu Humberto Costa./.

    ResponderExcluir
  7. A turma do PT adora e elogia os nego cubanos e quem é contra eles é taxado de preconceituoso. ai eu pergunto? o que é que a turma do PT acha do negão Joaquin Barboza??????????

    ResponderExcluir
  8. Respondendo ao ÍNDIO FULNIÔ, José Luciano de Águas Belas,


    OH, DANÇADOR DO TORÉ,

    MESMO SABENDO QUE O LULU TEM UMA CABEÇA ÔCA, NO ENTANTO, MOVE-ME UMA DÚVIDA: LULU, TU CONTINUAS MORANDO EM UMA OCA?!?!?! TU TAMBÉM GOSTAS DE APITO?!?!?! TAIS PREPARADO, PRA SEMANA QUE VEM, PRO RETIRO DO OURICURI?!?!?! OUTRA INFORMAÇÃO: TU, LULU FULNIÔ, CONTINUAS INDIGENTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Altamir Pinheiro, ou seja lá qual o seu nome. Primeiro não lembro de ter citado seu indigesto nome no meu comentário. Contudo, a carapuça parece ter sido feita sob medida.

      Depois, você se mostra arrogante e preconceituoso e aí está a prova quando me ataca sem me conhecer. Mas, não devo me amedrontar diante de um facista igual a você. Tenho nome e endereço. Se quiser conferir, fique à vontade.

      Por outro lado, devo observar que sou um Cidadão respeitador do pensamento contrário ao meu. Tenho lido - com muito asco - algum dos seus indigestos e intragáveis comentários sobre todo mundo aqui. É fato que sempre o respeitei e não postei nenhum comentário acerca dos seus. Acho que o direito de divergência é legítimo e sagrado, coisa que você desconhece, pois se conhecesse teria divergido de mim d'outra forma e não de maneira incivil como o fez.

      Não sou de nenhuma nação indígena e não sou da tribo Fulni-ô. Realmente esse povo deverá entrar em retiro denominado 'Ouricuri' e você deveria respeitar isto. Talvez não tenha tido uma boa educação dos seus pais. Até aí entendo todo o seu descaso pelas classes menos favorecidas. Seus textos mostram isto.

      Como já disse, tenho endereço certo e não moro numa oca como diz você. Tampouco uso apito. Talvez você é que tenha esse expediente para barrar pessoas, uma vez que, apito também serve para chamar a atenção e provocar barramentos. Não seja leviano, pois apito também serve ao pessoal do trânsito, árbitros de futebol e outras categorias. Lamento aqui o fato do uso do apito ser colocado por você de forma vil e torpe associando-o a uma tribo indígena e a atacar uma pessoa que não conhece.

      Você é preconceituoso e agora prove o contrário! Chama-me de indigente insinuando que assim continuo sem saber de minha procedência e de quem realmente sou. Tenho trabalho fixo (coisa que não sei se você tem) e sou conceituado em minha terra, além de conhecido noutras cidades circunvizinhas. Não seja leviano e busque o exercício da aceitação da opinião contrária à sua.

      Outras pessoas criticaram você aqui neste mesmo espaço e não li reação nenhuma de sua parte. VOCÊ DEVE DESCULPAS AO POVO FULNI-Ô, pois me desdenhou usando o nome dele e de elementos de sua cultura.

      Respeite-me e respeite ao Povo Fulni-ô. E se não quiser ouvir ou ler críticas aos seus famígeros 'textos' deixe de escrevê-los aqui, pois continuarei a ler este blog e não me furtarei de rebater você, se eu for atacado e quando achar que devo, pois uso o artigo quinto da Constituição Federal para tanto.

      Respeito seu pensamento e acho que tem direito de externá-lo. Agora saiba aceitar a crítica, e quando respondê-la faça-o com decência e respeito ao sagrado direito do contraditório.

      Por último, não sou dançador de Toré, como implica você. Para você que não sabe, essa é uma dança sagrada para os Fulni-ô e se sabe, uma vez mais desrespeita a tradição de um povo de quem você talvez não conheça, além de literatura.

      Se quiser travaremos sempre o bom debate, sustentado na seriedade e no respeito mútuo. Mas, não me venha com esse tipo de comportamento moleque que acima explicitou. Continuarei na linha do respeito não somente a você que me ataca sem nunca me ter visto, mas, também aos leitores deste blog que escrevem coisas das quais, as vezes, discordo.

      Abraço a você.

      José Luciano
      Águas Belas/PE

      Excluir
  9. FACISTA É SUA VÓ, CARA!!!

    P.S.: QUANDO VOCÊ DIZ ABRAÇO A VOCÊ, EU RECUSO SEU ABRAÇO, OK!!! MESMO ASSIM AINDA LHE DIGO: JESUS TE AMA, EU NÃO!!!

    ResponderExcluir
  10. COMPORTAMENTO MOLEQUE QUEM DEVE TER SÃO SUAS "NEGAS". ENTENDESTE OU QUERES QUE EU FAÇA O DESENHO!!!

    ResponderExcluir
  11. ABABACADO, PANACA OU PALERMA DEVE SER A SUA RAÇA, NÃO EU!!!

    ResponderExcluir
  12. VOCÊ DEVERIA DEIXAR DE TANTOS MELINDRES(QUEM SABE DEIXAR DE SER MAIS UM ALMOFADINHA), E DEVERIA SE ORGULHAR DE SER TAXADO DE FULNIÔ.


    P.S.: Finalmente, vai catar piolhos em macacos, bananão!!!

    ResponderExcluir
  13. José Fernandes Costa29 de agosto de 2013 às 20:55

    Prezado José Luciano: - Li todo o seu comentário das 16h41 (29.8.2013). - ASSINO embaixo. - Isto é, ENDOSSO as suas palavras. - E fico AGRADECIDO a você, por ter citado o meu nome, no seu comentário das 21h27, do dia 28.8. - Sei que o Mais Médicos é uma necessidade e vai dar resultados. Isto é, terá sucesso e vai incomodar muita gente do contra. - Atente para mais um absurdo dos médicos ordinários do nosso país. - O presidente do CRM de Minas Gerais recomendou aos médicos da igualha dele (do presidente) que os "médicos" de Minas NÃO prestem socorro a algum enfermo que tivesse sido "vítima de erro médico" cometido por médico cubano!! - Mais os médicos crápulas daqui matam gente a toda hora, com seus ERROS médicos. E os conselhos e sindicatos de médicos ENCOBREM tudo. - Se alguém tiver de processar um médico, só consegue juntar documentação probatória dos ERROS deles, valendo-se de ordem judicial. - Se não for por ordem judicial, todos os hospitais e clínicas sonegam a informação, acesso a prontuários etc. - O que é um direito das VÍTIMAS desses médicos mercenários, arrogantes e presunçosos por natureza. - É ISSO, abraço e OBRIGADO./.

    ResponderExcluir
  14. SERIA BOM FAZER UM ALERTA AOS FUTUROS PACIENTES DESSES "MÉDICOS GUERRILHEIROS MALVADOS E BEM TREINADOS POR FIDEL EM GUERRA DE GUERRILHA" QUE JAMAIS CONFESSEM SER CONTRA O COMUNISMO. SENÃO CORRERÃO SÉRIOS RISCOS DO ESCRAVO DE JALECO VERMELHO CUBANO CONFUNDIR ÁGUA SANITÁRIA COM SORO, E AÍ, ADMINISTRAR NA VEIA UM LITRO DO PRECIOSO LÍQUIDO PARA FAZER UMA FAXINA GERAL E IRRESTRITA NA VEIA...

    ResponderExcluir
  15. TEM GENTE DO TEMPO DE PALETÓ DE LINHO BRANCO E DO SAPATO BICOLOR DO BICO FINO QUE TÁ PRECISANDO TOMAR MUITO CALDO DE CABEÇA DE PEIXE COM TEMPERO VERDE, PARA VÊ SE TURBINA ESSE SEU SUPERADO E ATROFIADO CÉREBRO…

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA