PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

LAJEDO CRIA ASSOCIAÇÃO PARA PROTEGER ANIMAIS

Estudante do 7º período do Curso  de Veterinária na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica  de Garanhuns, Rafaela Henrique, 23,  realiza um sonho de criança. Não só por estar cursando a faculdade que desejou, mas por se dedicar inteiramente a cuidar de animais.

Desde que praticamente começou a frequentar a UFRPE, iniciou o trabalho de recolher animais domésticos pelas ruas de Lajedo e levá-los para casa. Atualmente tem em sua residência 26 gatos e 17 cães. Além disso, com um grupo de amigas e amigas fundou a ARPAL – Associação de Resgate e Proteção aos Animais de Lajedo.

A Associação em pouco tempo cresceu e já conta com 20 pessoas envolvidas no trabalho de tirar os animais da rua. A ARPAL tenta ainda arranjar quem adote os felinos e caninos, consegue doações e com a ajuda dos lajedenses garante alimentação, vacinação e medicação para os bichos.

O grupo atua nas ruas e através da internet, divulgando o trabalho,estimulando as adoções e conquistando mais pessoas para se integrar  a Associação.

A contadora Mirelle Fonseca é uma das moradoras de Lajedo que ficou sensibilizada com a dedicação de Rafaela aos animais e se engajou ns luta pela proteção de cães e gatos, principalmente os que são abandonados pelas ruas da cidade.

Diariamente Mirelle usa seu perfil no Facebook para divulgar fotografias de bichinhos precisando de um dono ou dona e informando sobre a existência da ARPAL. Ela admira a atuação da veterinária, que chega a abrir as portas de sua casa, tarde da noite só para por comida destinada aos animais de rua.

O resultado de tudo isso que vem sendo feito pela Associação, foi a realização, neste domingo de manhã, da I Feira de Adoção de Animais de Lajedo.

O evento contou com apoio das famílias, de alguns empresários, de jovens voluntários, veterinários do município e da prefeitura.  O Poder Executivo ajudou inclusive na divulgação através de carros de som e emissoras de rádio.

A Feira, que a Associação pretender reeditar mensalmente, em poucas horas conseguiu repassar 15 cãezinhos através de adoção. Isso foi feito legalmente, com os novos responsáveis  pelos animais se comprometendo a cuidar bem dos bichos. Os que fazem a ARPAL irão fiscalizar se os cães estão sendo bem tratado e se isso não estiver acontecendo a Associação irá resgatá-los novamente.

A iniciativa de Lajedo é pioneira no Agreste Meridional. Existem duas experiências ainda tímidas em São Bento do Una e Cachoeirinha, sem a força do movimento dos que fazem a ARPAL.

Rafaela Henrique se orgulha do que faz e destaca o fato da Associação não sacrificar animais, como faz o Centro de Zoonose de Garanhuns. “Isso só se justifica hoje se o cão estiver com raiva. Isso está cada vez mais difícil, pois não temos tido casos de raiva na região”, observou.

14 comentários:

  1. Nossa!!! Muito feliz com essa acao...para com os animas e que essa iniciativa nao apenas ajude os animais de Lajedo, mas tambem possa expander como exemplo para demais cidades!!!
    ORGULHOSA!!!! Parabens pessoal!!!

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa25 de agosto de 2013 às 13:21

    Eu não um gatinho, nem um cãozinho! Também não fui abandonado! Mas sou um bichinho muito carente de afeto e de outros bons tratos! Sou um animalzinho pacato e não dou trabalho.Cuidar de mim sai barato. - Assim, apelo a essa associação e a essas pessoas tão dedicadas para que olhem também para mim! - Peço SOCORRO./.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns à Rafaela Henrique e a todos que estão envolvidos neste nobre gesto. A piedade com os animais mostra a grandeza de espírito humano, pois é um ato onde não se espera nada em troca. Além do gesto de amor, é uma ação de saúde pública. Que fique o exemplo para outras pessoas e principalmente para as nossas crianças, pois também se faz necessário a prevenção. Precisamos de uma atitude desta também aqui em Garanhuns, com o apoio da Universidade Rural.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pessoal,mt feliz por saber q os animais de ruas estão tendo essa ajuda de vcs...Espero q dê tudo certo...Boa sorte!!.....><

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rafaela! Conheço sua luta e estou feliz pelos resultados alcançados. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns,precisamos de pessoas assim dispostas a proteger os animais.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns,mas registro que o centro de zoonose de Garanhuns,ñ está mais fazendo eutanásia e sim ficando com os animais para adoção e todo mês escolhe um bairro pra vacinar e fazer doações,o trabalho do centro de zoonose está muito bem administrado,parabéns.

    Do Grupo Garanhuns Cidade das Flores

    ResponderExcluir
  8. Gostaria q aqui na cidade tivesse uma pessoa q fizese o msm ! (pelo face)

    ResponderExcluir
  9. Só posso Dizer Parabéns, se eu morasse aí seria voluntario (pelo face)

    ResponderExcluir
  10. Precisando conte comigo. (Do Grupo Garanhuns Cidade das Flores)

    ResponderExcluir
  11. essa causa eu apoio! conte comigo menina!! (Do Grupo Garanhuns Cidade das Flores)

    ResponderExcluir
  12. Todos que fazem parte da clínica veterinária Lucena apoiam ARPAL

    ResponderExcluir
  13. Agradecemos a todos que se preocupam com nossos animais, seja de Lajedo, Jupi, Neves, Garanhuns, Cachoerinha, Recife, enfim...os que estão nas ruas passando necessidades, faz parte de nossa responsabilidade como cidadãos conscientes protege-los, questão de saúde pública, que em cada cidade exista uma ONG, Associação, um grupo de pessoas com boa vontade em ajudar, pois eles diferentes dos humanos não conseguem falar verbalmente, e são os que mais sofrem, passando fome, frio e maus tratos pelos desumanos.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA