PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ÉRICO VERÍSSIMO E O TEMPO E O VENTO

Martín Rodriguez (Pedro Missioneiro) e Cléo Pires (Ana Terra),
 numa cena do filme de Jayme Monjardim

Érico Veríssimo se considerava um simples contador de história. Embora durante muito tempo tenha sido o escritor mais lido do país, dividindo as glórias da literatura nacional com Jorge Amado, o gaúcho era modesto e não considerava a sua obra tão importante assim.

Érico foi um sucesso com Clarissa, Um Lugar ao Sol, Olhai os Lírios dos Campos, O Senhor Embaixador, Incidente em Antares e outros romances que fizeram a cabeça de muita gente, principalmente nos anos 50, 60 e 70.
Mas o próprio escritor reconhecia que o seu melhor trabalho foi O Tempo e o Vento, uma trilogia de mais de mil páginas dividida em  O Continente, O Retrato e O Arquipélago. É a formação histórica do Rio Grande do Sul, começando em 1745 e terminando com o fim do Estado Novo, a ditadura comandada no Brasil por Getúlio Vargas.
O Continente é o melhor dos três volumes. A narrativa é forte, densa, cheia de emoção e traz os melhores personagens criados por Érico, como  Ana Terra, Pedro Missioneiro, Capitão Rodrigo, Licurgo, Bibiana e outros que parecem ter ganho vida de tão bem elaborados.
Essa história maravilhosa, bem contada, bem escrita, com alguns toques de realismo mágico, influenciou até o colombiano Gabriel Garcia Marquez, o genial autor de Cem Anos de Solidão, vencedor do prêmio Nobel de Literatura  um dos mais respeitados da América Latina e do mundo.
O Tempo e o Vento já foi adaptado para a televisão pela antiga TV Excelsior, em 1967, tendo Carlos Zara, Armando Bogus e Geórgia Gomide em papeis de destaque.
Em 1995, o escritor Doc Comparato adaptou o livro e produziu uma minissérie para a TV Globo. Glória Pires, Tarcísio Meira e Lima Duarte fazem parte do elenco, dirigido por Paulo José.
Agora O Tempo e o Vento vira um longa e chega à tela grande. O diretor é Jayme Monjardim, filho da cantora Maysa, já consagrado nas novelas e como cineasta. Os trabalhos dele, o brasileiro já sabe, têm qualidade técnica e normalmente ele dá um show de imagens.
Certamente o filme dele terá qualidade e será muito mais importantes que todas essas comédias bestas produzidas com apoio da Globo. Não será fácil, contudo, trazer para a sétima arte todo o conteúdo do romance. Estamos torcendo para que o diretor acerte, pois o cinema nacional anda precisando de uma grande produção.
No elenco desta nova adaptação do livro de Érico Veríssimo estão Fernanda Montenegro (Bibiana), Marjorie Estiano (Bibiana quando jovem), Cléo Pires (Ana Terra) e Thiago Lacerda (Capitão Rodrigo).
O trailer de O Tempo e o Vento já está sendo mostrado nos blogs e no facebook. As imagens impressionam, quanto a isso não há dúvida de que Jayme Monjardim é competente. O visual é 10. Que acerte também na maneira de contar a história, fazendo justiça ao grande escritor gaúcho.
Aqui o link para você assistir o trailer do filme http://www.youtube.com/watch?v=K_z1uhHdkgE&feature=youtu.be

2 comentários:

  1. Bom dia,

    porque o Sr. não coloca reportagem sobre o fato de Zé da Luz estar trabalhando na Prefeitura de Garanhuns,especificamente na secretaria de agricultura??

    Paolo Silva.

    ResponderExcluir
  2. José Fernandes Costa23 de agosto de 2013 às 18:45

    O que tem a ver Érico Veríssimo com Zé da Luz?? - Não vi sentido nesse comentário do senhor Paolo. - Contudo, já que o Paolo é italiano, fica explicado./.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA