PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

O SHOW HISTÓRICO DE CAETANO EM GARANHUNS

O jornalista Júlio Cavani, no Diário de Pernambuco, fez a previsão de que Caetano Veloso faria um show histórico em Garanhuns. Acertou em cheio. No palco da Guadalajara, na madrugada deste domingo, não estava um artista qualquer. O cantor e compositor baiano, que começou a brilhar na distante década de 60, com a contagiante “Alegria, Alegria”, é quase uma síntese ou, paradoxalmente, uma antologia da Música Popular Brasileira.

Quando noticiei em abril que Caetano poderia ser a grande atração do Festival de Inverno de Garanhuns, eu mesmo fiquei na dúvida. E imaginei que grande parte dos leitores só acreditaria na presença do cantor no FIG quando ele pisasse o principal palco do evento.

Acreditava ser bem mais fácil vir Ana Carolina, Djavan ou a dupla nada a ver Jorge & Mateus do que o compositor de Vaca profana e Tigresa.

Caetano Veloso não é pra qualquer um.

O show apresentado em Garanhuns, com músicas do último trabalho do artista, Abraçaço, traz canções novas, desconhecidas, numa linha experimental iniciada no disco produzido pelo baiano para Gal Costa.

As letras e músicas criadas não são dançantes, nem fáceis, nem populares ou populistas. É a obra de um homem maduro, que se assume velho e triste.

Não por acaso uma das principais canções do CD Abraçaço e do show é intitulada Estou Triste.

“Estou muito triste
Por que será que existe o que quer que seja
O meu lábio não diz
O meu gesto não faz
Eu me sinto vazio e ainda assim farto”

Assim cantou Caetano em Garanhuns para um público imenso, um dos maiores de toda história do Festival de Inverno. Muitos queriam ouvir Leãozinho, ou Sozinho e ficaram decepcionados porque o artista não desfilou seus sucessos mais populares.

Mas tinha gente na praça que conhece a obra de Caetano, sabe de sua grandeza e compreende a nova fase do artista.

Tinha gente de tudo quanto era lugar como hipnotizado, vivendo um sonho, um momento mágico, curtindo uma iguaria rara que tem a ver com a Bahia e o Brasil; com ele mesmo e Chico Buarque, Maria Betânia, Noel Rosa, Gal Costa, Dorival Caymmi, Paulinho da Viola, Roberto Carlos... Enfim a Música Popular Brasileira.

Em meio a tanta coisa bastou uma música do show para justificar o esforço de estar na praça às duas e trinta da madrugada assistindo Caetano Veloso. “Mãe”, gravada por Gal Costa no disco ainda em vinil do final da década de 70, é uma das pérolas do repertório do compositor e ele a interpretou lindamente.

Leia o que disse Caetano ao nosso Diário, ao explicar a inclusão de Mãe nesse show que já percorreu as principais capitais do país e chegou a privilegiada Garanhuns:

“Havia o fato de eu nunca ter cantado essa música. Eu a achava muito triste e tinha até um medo supersticioso dela. Mas Abraçaço tem tantas canções de tristeza que Mãe, uma das antigas que me pedem para cantar, fica num contexto adequado. Depois, minha mãe morreu. Não estou mais em situação de ter medo de tristeza”.

Na opinião pessoal do cronista Mãe foi o momento mais bonito do show. Mas a apresentação de CAE teve outros instantes igualmente marcantes. Como quando cantou Reconvexo, uma das que mais animou a multidão.

“Quem não rezou a novena de Dona Cano
Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor
Quem não amou a elegância sutil de Bobô
Quem não é Recôncavo e nem pode ser reconvexo”.

Muito conhecida na voz de Betânia a música também é linda com Caetano.

Legal também quando Caetano chamou Arto Lindsay ao palco e o apresentou como uma pessoa de Garanhuns. Para quem não sabe o músico, conhecido internacionalmente, é americano, mas morou na infância e adolescência na Suíça Pernambucana. Ele é filho de “Seu Artur”, que foi diretor do Colégio XV de Novembro. Apesar de ter voltado para os Estados Unidos com a família nunca esqueceu os tempos que morou em nossa cidade. Por isso Arto é americano-brasileiro-garanhuense.

Foi tendo ao seu lado o americano que Caetano cantou Você Não Entende Nada, conhecida desde o dueto com Chico Buarque, na década de 70, quando os dois juntaram essa música com Cotidiano. Daí o baiano ter incluído a frase todo dia várias vezes, na apresentação deste domingo, sem ter dado continuidade ao “complemento” feito por Chico tantos anos atrás.

Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Lágrimas nos olhos, de cortar cebola
Você é tão bonita
Você traz a coca-cola eu tomo
Você bota a mesa, eu como, eu como
Eu como, eu como, eu como você...

Caetano ainda cantou Escapulário (“No Pão de Açúcar de cada dia...), Odeio, A Luz de Tieta e algumas outras canções que não fazem parte do último disco.

De Abraçaço merecem ser citadas ainda versos como  

Eu pensava que nós não nos desgrudaríamos mais
O que fiz pra merecer essa paz
Que o sexo traz?”

E a instigante  “Eu Sou Homem”:

"não tenho inveja da maternidade
nem da lactação
não tenho inveja da adiposidade
nem da menstruação
só tenho inveja da longevidade
e dos orgasmos múltiplos
e dos orgasmos múltiplos
eu sou homem
pele solta sobre o músculo
eu sou homem
pêlo grosso no nariz
não tenho inveja da sagacidade
nem da intuição
não tenho inveja da fidelidade
nem da dissimulação
só tenho inveja da longevidade
e dos orgasmos múltiplos
e dos orgasmos múltiplos
eu sou homem
pele solta sobre o músculo
eu sou homem
pêlo grosso no nariz".

Enfim, foi um show histórico para Garanhuns. De um artista múltiplo, completo e genial. Muito em forma nos seus quase 72 anos, embora tenha admitido ao repórter pernambucano Júlio Cavani que a idade está pesando. Mas se Deus quiser Caetano Veloso ainda vai viver muito, produzir outras tantas canções belas como Sampa

Basta ele sair da vida da gente quando tiver passado dos 100, como fez sua mãe Dona Canô.

A morte da matriarca deixou o artista triste, mas todos nós estamos alegres por Garanhuns ter recebido no Festival de Inverno um dos melhores cantores, compositores e intérpretes deste país. 

Obrigado Caetano.

15 comentários:

  1. A cidade de GARANHUNS, está radiante com o belíssimo, memorável e impecável show de CAETANO VELOSO, um espetáculo classe A, ao nível da Suiça Pernambucana.
    Parabéns Garanhuns, que nos próximos festivais possamos receber outros artistas consagrados da MPB.

    Brandão.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Roberto!

    Infelizmente, não assisti ao show. Mas, se o seu texto descrevendo-o já é emocionante, fico imaginando o que foi essa noite para os apreciadores da boa MPB.

    Parabéns, seu texto como sempre esta impecáveis!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, um show inigualável e inesquecível para Garanhuns.

    A Esplanada Guadalajara ficou minuscula para a quantidade de pessoas que tiveram a honra de assistir ao Show deste ícone da música popular brasileira (CAETANO VELOSO)que esta seja uma nova maneira da Prefeitura, exergar a gradiosidade do evento e a importância dele para economia da cidade, como foi visto ontem a todas as ruas, comércios, restaurantes,hotéis e pontos turísticos, além dos polos da cidade lotados de turistas que vieram prestigiar o FIG e nosa cidade.

    Está na hora de crescer, pensar grande!, ampliar a Esplanada Guadalajara que ficou comprovado ontem que precisa urgentemente de uma ampliação não dá amis para continuar da forma que está e oferecer mais conforto aos nossos visitantes, e nos fortalecermos como uma forte opção turística para o estado nessa época do ano.
    Gabriela - São luís / Maranhão.

    ResponderExcluir
  4. O show de Caetano foi magnifico e glamuroso. acompanhado do privilegiado frio, muita garoa e a chuva da estação que embelezam a nossa querida Garanhuns.

    A organização da estrutura do festival na guadalajara, deveria ter colocado um telão extra próximo dos chalés do centro cultural, pois a cabine de luz e som que fica no centro da praça e o camarote da acessibilidade continuam tirando a visão do palco para as pessoas que ficam naquela localidade.

    Prefeito Izaías, vamos ampliar a Esplanada Guadalajara. A praça ficou pequena para o público e para magnitude do evento.
    Pedro Henrique (CAMPINA GRANDE).

    ResponderExcluir
  5. O show de Caetano foi para uma platéia de teatro, para muito seletiva,não para o Festival de Inverno, músicas que o público não conhecia, ficou a desejar. Queríamos as músicas conhecidas de Caetano.

    (pelo face)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Tive a mesma impressão.

      Excluir
  6. Lendo o post de Roberto Almeida sobre o Show de Caetano. Privilegiado o público que foi brindado com a presença desse Ícone da nossa música.
    Roberto descreve com maestria todo o sentimento do povo que curte nosso festival, e que recebe um presente desse tamanho!

    (pelo face)

    ResponderExcluir
  7. Lendo o post de Roberto Almeida sobre o Show de Caetano. Privilegiado o público que foi brindado com a presença desse Ícone da nossa música.
    Roberto descreve com maestria todo o sentimento do povo que curte nosso festival, e que recebe um presente desse tamanho!

    (Pelo Facebook)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com Eliane Simões quando escreveu que Roberto descreveu com maestria o show de Caetano; foi um momento lindo e perfeito do qual Garanhuns lembrará durante muito tempo; o fato de Caetano não ter cantado músicas bregas do seu repertório não tem a menor importância; Caetano brilhou e abrilhantou o FIG como poucos é a joia rara da MPB e todos estamos muitos felizes. Esperemos que a Fundarpe e a Prefeitura cheguem a conclusão de que esse é o perfil do Festival de Inverno e no próximo ano tragam Chico Buarque de Holanda pra gente ver a praça super lotada novamente; o festival podia acabar hoje já estou satisfeita por ter assistido os shows de Zeca Baleiro e Caetano Veloso!

      Excluir
  8. Sônia Ferreira Santiago21 de julho de 2013 às 17:46

    Amo Caetano e mpb em geral, gostaria muito de estar aí, mas, como moro no meio do mundo-Macapá-Amapá, fico contente em saber que minhas amigas estão aproveitando

    ResponderExcluir
  9. O show que será apresentado no FIG é o “Abraçaço” e você seguirá fielmente o roteiro do que vem sendo apresentado? Ou você e a bandaCê estão preparando algo diferente?
    #caetano veloso | Espero poder fazer alguma coisa em colaboração com Arto (Lindsay), afinal é a primeira vez que canto na terra brasileira dele. Em princípio, vamos levar o “Abraçaço” tal como ele é e tem sido apresentado pelo Brasil afora.

    ResponderExcluir
  10. Ontem Garanhuns recebeu milhares de turistas de diversos lugares do Brasil, que concerteza injetaram bons lucros na economia da cidade, isso devido a novidade da atração no palco principal do evento, Caetano Veloso, um icone da mpb, cantor da elite.
    Isso e a prova que a Prefeitura de Garanhuns deve cobrar da FUNDARPE, a partir de agora investimentos nas contratações de novas atrações de peso, grandes artistas de renome nacional que realmente traga turístas para conhecer Garanhuns que deixem lucro na cidade durante o festival. É isso que o povo quer NOVIDADE!.

    A FUNDARPE trocar uma atração como Ana Carolina por meia dúzia de velhos conhecidos, devido ao cachê da artista ser alto, isso não justifica, por não trazer o retorno financeiro para o evento que a cidade tanto espera.

    Mesmo assim,vamos torcer para que no próximo ano, tenhamos mais novidades no palco Guadlajara e uma publicidade eficiente com bastante antecedência.
    Silas moura

    ResponderExcluir
  11. É PRECISO NÃO SÓ INVESTIR EM ATRAÇÕES DE QUALIDADE, COMO TAMBÉM, NA QUALIDADE DO SOM E UM TELÃO QUE SERIA ESSENCIAL, JÁ QUE NÃO CABE TODOS NA FRENTE DO PALCO. PORTANTO, MUITOS S NÃO CONSEGUEM VÊ NEM OUVIR.

    ResponderExcluir
  12. Festival de Inverno é isso ai, MPB da gema. Caetano deu um verdadeiro show digno de um festival de bom gosto. Na Guadalajara só deveria subir ao Palco cantores no estilo de Caetano e nunca e já mais sertanejo ou forro estilizado que não tem nada haver com festival de inverno. Se um dia a FUNDARPE ou A PREFEITURA quiser colocar sertanejo ou forro estilizado ou outra porcaria destas deverá ir para o Parque Euclides Dourado no palco pop. Na Guadalajara deverá ir só o que é de Bom Gosto e que as músicas valorizem o mulher e o romantismo e que agrada ao coração e a alma onde as músicas tenham letra, música, história e tenha sentido (começo, meio e fim). PARABÉNS A FUNDARPE PELA ESCOLHA. Espero que próximo ano se repita este bom gosto.
    Jonathas Gueiros

    ResponderExcluir
  13. Adoro esse grande Jornalista de alma tão sensível.Mesmo que depois seja imprescindível chorar.....

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA