GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

VANDALISMO, TRANSPORTE PÚBLICO RUIM E TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA PAULISTA




Quando o responsável por este blog tinha 17 anos de idade, foi morar no Recife para fazer cursinho. Passou no vestibular de Farmácia, na UFPE e a faculdade ficava na distante Cidade Universitária. Todos os dias precisava pegar um ônibus na Avenida Conde da Boa Vista, no centro, para se deslocar até o local dos estudos.

Isso aí foi 38 anos atrás. Mas o repórter lembra como hoje, porém, que a viagem era um horror. Os ônibus super lotados,  num calor insuportável.  Normalmente todo o percurso era feito em pé, no ônibus, e quando chegava à faculdade estava cansado como se tivesse trabalhado durante horas.

Somente quando o jovem estudante trocou o curso de farmácia pelo de jornalismo, na Universidade Católica, no centro do Recife, é que se livrou do tormento de pegar ônibus todo dia na capital.

Passados quase 40 anos desta situação narrada acima, o que mudou no transporte publico das grandes cidades brasileiras? No Recife, em Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo... Será que melhorou alguma coisa?

Pelo que a gente está vendo no país hoje, deve ter piorado, porque esses protestos que se espalham pelas grandes cidades não é por conta de um aumento de 20 centavos na passagem e sim contra o massacre, a humilhação que é andar de ônibus nas metrópoles brasileiras.

Essas empresas de transporte coletivo, em cidades médias e grandes, têm lucros exorbitantes. Ganhavam tanto dinheiro que na época das eleições elegem vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais. Por isso terminam sendo intocáveis ou altamente privilegiadas.

Se tivéssemos governos sérios e empresários menos gananciosos acredito que se poderia oferecer um serviço de transporte urbano mais decente para os que moram nas grandes cidades. O que se vê, no entanto, são pessoas sendo carregadas como animais, num total desrespeito à dignidade do homem e da mulher.

Então, quando estoura uma reação dessas, de revolta contra o sistema, querem criminalizar os movimentos.

A polícia brasileira, preparada só para reprimir, investe contra jovens e usuários dos ônibus como se estivesse enfrentando criminosos. A ação da PM paulista, durante esta semana, foi tão abusiva que chamou a atenção até dos órgãos e da imprensa internacional.

Os jornalistas, aliás, também foram vítimas da fúria da polícia, Segundo denuncia a Folha só na capital paulista 15 profissionais de imprensa foram agredidos na quinta-feira, inclusive repórteres e fotógrafos do Estadão, da própria Folha de São Paulo e do Portal G1, das Organizações Globo. (Ver abaixo matéria da Folha de São Paulo).

Talvez por isso e por conta dos ataques que a TV Globo recebeu durante toda a sexta-feira, pelas redes sociais da internet, no Jornal Nacional de ontem à noite a emissora da família Marinho mudou o direcionamento do seu principal noticiário. Se antes focava principalmente os atos de vandalismo e criminalizava os protestos, nesta sexta-feira enfatizou a violência policial e mostrou muitas imagens de PMs atacando jovens, jornalistas e até casais sem nenhum envolvimento nos conflitos.

Interessante foi ver o governador Geraldo Alckmin, mesmo depois das imagens da televisão mostrando para todo o Brasil a truculência da polícia paulista, dar uma entrevista defendendo a ação da PM. Segundo o governante tucano, a Polícia Militar agiu corretamente, cumpriu o seu papel. Chegou a dizer que os abusos iriam ser investigados, mas se admite abusos como é que “agiu corretamente”?

As manifestações ocorridas esta semana em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Sorocaba, Santos, Maceió, Natal, Vitória, Uberlândia, Manaus, João Pessoa e Recife lembram os movimentos contra a ditadura, nos anos 70 e 80.

Lembraram principalmente a efervescência de 1984, quando explodiu o movimento Diretas Já, que levou à eleição de Tancredo Neves no colégio eleitoral e ao fim da ditadura.

Os brasileiros das classes média baixa, média média e média alta, que desejam mais do que um bolsa família em suas vidas, não estão satisfeitos. Tem muita coisa aí dando nos nervos dos pais de família e seus filhos.

Tudo isso a meu ver está sendo canalizado nesses protestos. Os governantes, do PSDB em São Paulo, do PMDB no Rio e do PT na área federal, devem estar atentos ao que está acontecendo no país para não ser pegos de surpresa na eleição do ano que vem.

Caso não haja um rumo de correção e as insatisfações continuarem, o povo vai às urnas, em 2014, para dizer não. E não é à toa que Marina Silva, numa pesquisa feita em Brasília, já está próxima da presidenta Dilma nos índices de intenção de voto.

O povo não é bobo e não aceita que tenhamos estádios de futebol de primeiro mundo e saúde, educação, habitação e transporte público de quinta categoria.

Os governos petistas tiraram muitas pessoas da miséria, é verdade. Mas é preciso avançar em outros setores. Como diz sabiamente a canção popular: “O povo não quer só comida”.

(As fotos foram publicadas originalmente nos sites da Rede Brasil, Brasil 247 e Diário de Pernambuco).

12 comentários:

  1. Quer dizer que a plicia tem que assistir o quebra quebra de braços cruzados.

    ResponderExcluir
  2. É MUITA CARA DE PAU DESSA ONG “MOVIMENTO PASSE LIVRE(MPL)”, QUE É PATROCINADA PELA PETROBRÁS ESTÁ NA LINHA DE FRENTE DA BADERNA DE SÃO PAULO. JÁ PENSOU!!! ENTÃO ELES DÃO PATROCÍNIO PARA “EVENTOS CULTURAIS” E NÃO FISCALIZAM O QUE É FEITO COM O DINHEIRO, É?!?!?! ME ENGANA QUE EU GOSTO. ENQUANTO ISSO, ÀQUELA ESTATAL IMPÕE AOS BRASILEIROS A PIOR E NOCIVA GASOLINA E DIESEL DO MUNDO. SE NESSE PAÍS TIVESSE LEI(APESAR DE TER JOAQUIM BARBOSA), A CONTA DA DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO DEVERIA SER DEBITADA PARA A PETROBRÁS. DINHEIRO PÚBLICO PATROCINANDO TERRORISTAS, VÂNDALOS, MARGINAIS E DESORDEIROS. UMA PENA QUE A MAIORIA DA IMPRENSA NÃO EXPRESSA À VERDADE. ATÉ BAJULAM ESTES FACÍNORAS DESMIOLADOS PATROCINADOS COM O DINHEIRO PÚBLICO. LAMENTAVELMENTE, O BRASILEIRO QUE NÃO PARTICIPA DESSA BADERNA É MANSO, ÓBVIO. GOSTA DE SER ENGANADO; DE SER TRAÍDO. TEM SOB A PELE, CORRENDO NAS VEIAS A SUBMISSÃO QUE OS VASSALOS E OS LACAIOS DEVEM A SEUS SOBERANOS, CAFAJESTES QUE O SEJAM; O BRASILEIRO É MANSO. MERECE TODO E QUALQUER TIPO DE TRAIÇÃO. OS CANALHAS SABEM DISSO. DIGO MELHOR, OS PETISTAS SABEM DISSO...


    P.S.: - O governo do PT ao invés de excluir os impostos dos ônibus e trens exclusivo para transporte público de qualidade preferiu isentar o carro de passeio do IPI. Ônibus e trens não dão votos, carros de particulares, sim!!! Daqui vai uma opinião que seria a solução: Não isentar nem excluir, apenas criar o bolsa TARIFA ZERO...

    ResponderExcluir
  3. NÃO CONCORDO COM ATOS DE VIOLÊNCIA E DESTRUIÇÃO, MAS POR OUTRO LADO É MUITO BOM SABER QUE O BRASILEIRO ESTÁ ACORDANDO E PROTESTANDO CONTRA A NEGLIGÊNCIA DOS POLÍTICOS, QUE PROMETEM TUDO PARA SE ELEGEREM E DEPOIS NÃO FAZEM NADA. O POVO TA CANSADO DE SOFRER COM O CAOS DA EDUCAÇÃO, DA SAÚDE, DA SEGURANÇA PUBLICA E AINDA O PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM AS SUAS CIDADES: CALÇADAS QUEBRADAS, PRAÇAS HORRÍVEIS, RUAS ESBURACADAS E SEM SANEAMENTO...
    QUE BOM SABER QUE NAS VÉSPARAS DE UMA COPA O POVO TÁ DEMONSTRANDO QUE NÃO ESTÁ TÃO ALIENADO ASSIM!

    ResponderExcluir
  4. SE JÁ NÃO BASTASSE O MOVIMENTO PASSE LIVRE(MPL) PATROCINADO PELA PETROBRAS, APARECEU MAIS UM GRUPO QUE AJUDA A TOCAR O TERROR EM SÃO PAULO. TAL MOVIMENTO CHAMA-SE “JUNTOS” E O SEU ENDEREÇO É juntos.org.br QUE É DIRIGIDO PELA COMUNISTA LUCIANA GENRO, FILHA DO GOVERNADOR DO RS, TARSO GENRO DO PT. EM UM PAÍS QUE É GOVERNADO POR UM PARTIDO OU QUADRILHA QUE PASSA A PERNA SOBRE A NOSSA CONSTITUIÇÃO, NO ENTANTO, SE CURVA PARA REPUBLIQUETAS SUL AMERICANAS E CUJO CERNE É INFESTADO DE VAGABUNDOS REVANCHISTAS DE UM MOVIMENTO E DE UMA IDEOLOGIA MORTAS, QUE TROCARAM OS SEUS “PSEUDOS IDEAIS” DE 30 ANOS ATRÁS POR TETAS E BENESSES DO PODER PÚBLICO, O QUE PODERÍAMOS ESPERAR DE UMA RAÇA DE COVARDES, HÉIN?!?!?! NA VERDADE, É NOJENTO O ESTADO DE DESMANDO E MANIPULAÇÃO DESTE PAÍS, PRATICADOS POR ESSA QUADRILHA DE PETRALHAS RABUJENTOS!!!


    P.S.: - O PT é um partido que pratica a cafajestice tão escancarada que a mais nova vítima desses canalhas petralhas e outras tralhas, tudo indica que é DUDU OI DE GATO. Já pensou arapongas da Dilma no Porto de Suape, hein?!?!?! A notícia que corre nos blogs da capital é que quatro espiões da ABIN entraram em território pernambucano sem autorização, num trabalho secreto para fazer seus dossiês e enviar à chefa... É SER MUITO CANALHA. E BOTA CANALHICE NISSO!!! Caso seja verdade, tudo isso tem o dedo do presidente do PT que é o desprezível Rui Falcão, que parece mais uma rasga mortalha, se vivesse na Alemanha pré 1938 formaria um "belo" casal com o bigodinho. Não apenas pela fuça, sobretudo pelas ideias deturpadas que têm.

    ResponderExcluir
  5. criticam os baderneiros, criticam a policia e esquecem os empresario de onibus que são uns escrotos começa por Garanhuns

    ResponderExcluir
  6. Eu sou contra esses bestas quebrando vidraças, arrancando lixeiras, isso é inútil, o certo mesmo é ter uma guerra civil no Brasil destruir TUDO, não ficar nada em pé, destituir o governo, dissolver o congresso, não deixar nada em pé. Aí sim, depois de ter destruído tudo, começar do zero. Ou seja, ou se destrói tudo ou é melhor não fazer nada.

    ResponderExcluir
  7. bom saber que o povo desperta e que estamos no foco mundial por conta da copa mundial e das confederações. quem sabe assim os governantes daqui e empresários comecem a tratar o povo como merece e não nos dar serviço de subqualidade.

    ResponderExcluir
  8. Olha, sabemos que o anuncio sobre o reajuste em São Paulo - SP. Foi no inicio do ano, este mesmo se estendeu para junho. Porque não o fizeram antes de acontecer o reajuste? No acréscimo, quem usa o ônibus os 30 dias do mês teve uma aumento de 12,00 reais mensais. Agora pesquisem e vejam que 90% destes que fazem esta baderna, vão sempre para barzinho caro, onde uma cerva custa em media 8,00. Estes sabe quanto custa no caminhão cada cerva?

    todos sabemos que os transportes públicos não tem boa qualidades, mas tem alguém que faça algo por isso? O que tem os donos de estabelecimento com isso? Para que os vândalos venham quebrar os mesmos. PAU NELES...

    ResponderExcluir
  9. É verdade que baderneiros, vândalos,desordeiros, marginais, estão infiltrados entre os que fazem uma passeata de protestos pacífica. Todos sabem que não são os 0,20 centavos das passagens de ônibus, que estão fazendo a diferença e sim o descaso do poder público com tudo,com a saúde, habitação, transporte público, infra estrutura etc... principalmente com o nosso dinheirinho. Tanto a Copa das Confederações quanto a Copa do Mundo, seriam construidos os estádios com dinheiro da iniciativa privada,porém o que se viu, nenhuma empresa privada colocou um tostão furado, nesse buraco sem fundo, o dinheirinho foi todo nosso, e mais, no próximo ano vão reformar esses estádios, gramados, cadeiras e etc... nunca se observou tanto descaso, só os EEUU,um país trilionário aguentaria, só que lá não deram a mínima para a Copa do Mundo de 1994, colocaram os jogos para meio-dia para não mudar a grade das programações, não fizeram estádios, apenas improvisaram os Estádios já prontos de Futebol Americano, e ninguém da FIFA falou grosso lá. Esse Blatter um corrupto da pior espécie,colocado por João Havelange para encobrir as falcatruas do ex-presidente, e também não apareceu ninguém para dizer que dava um chute no traseiro dos EEUU, porque não são doidos, tinha nego preso lá até hoje, pois esse mesmo canalha, continua aqui no Brasil dando ordens, pode?

    ResponderExcluir
  10. Em Garanhuns é um verdadeiro monopólio. Não tem opção é prá valer mesmo e pronto. Vamos ver se muda essa mentalidade de coronelismo. Manda quem pode e obedece quem tem juizo.

    ResponderExcluir
  11. Meus prezados: Altamir Pinheiro e os especialistas.

    Durante os governos de João Figueiredo, José Ribamar Sarney,Fernando Collor,Itamar Franco,Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva os nossos Deputados Federais e Senadores não tinham perdido a estribeira em matéria de aumentos salariais.

    Tivemos um descontrole tão grande que deixou o país inteiro pensando tão somente em aumentar as coisas a seu bel prazer e da forma como quiseram.

    Em 2010 o Marcos Maia do PT patrocinou um aumento de 61,83% em seus salários fora todas as mordomias com 13%, 14% e 14% salário igualando os Deputados ao Presidente da República.

    Resultado,em 2012 aí que a coisa ficou feia.Os ex-prefeitos e conluio com os ex-presidentes das Câmaras Municipais e todo o país deram aumento para si e secretários numa escala que variou de 62% a mais de 100%. Enquanto isto a classe trabalhadora teve um aumento de 9% passando de R$ 622,00 para 678,00 o que dá apenas R$ 56,00.

    Enquanto que os Deputados e Senadores o aumento foi de R$ 10.000,00 e de muitos prefeitos foram de R$ 12.000,00 para R$ 20.000,00 e presidente de Câmaras Municipais foram de R$ 5.000,00 para R$ 14.000,00.Esta é a realidade.O povo vem se cansando de tantas bravatas.Quem for governo que aguente as pontas.Estão brincando de fazer política antecipada como se tudo estivesse bem,o que não está sob hipótese nenhuma.



    ResponderExcluir
  12. Olá amigo roberto, gostaria de saber se você ou algum leitor seu viu o protesto da POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO, antes do jogo da Espanha e Uruguai??? Acho que não, porque foi um protesto pacifico, para a imprensa o que importa é a baderna e a policia truculenta. MAS o povo brasileiro se preocupa em parada gay e macha da maconha, em vez de votar certo.


    MARIO - BOA VISTA

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA