PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

PADRE JÚNIOR MOSTRA LIDERANÇA


Com pouco mais de quatro meses na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na Cohab II, em Garanhuns, o padre Roberto Júnior já conseguiu triplicar o número de pessoas que frequentam a igreja do bairro. Nesta última sexta-feira o sacerdote promoveu a I Caminhada Mariana e atraiu uma multidão às ruas do Conjunto Francisco Figueira. Teve até um trio elétrico arrastando os fieis que cantavam músicas religiosas, animados com a participação do Pe. Emerson, da Boa Vista. Foi uma manifestação bonita, pacífica, que contribui para fortalecer a fé e elevar a auto estima dos moradores da área.

Posso estar enganado, mas nem mesmo padre Carlos André, que deixou saudades na sua passagem pela Cohab II, conseguiu mobilizar o povo como Júnior está fazendo.

TERRENO

O bispo Dom Fernando Guimarães e o padre Roberto Júnior estão conseguindo junto ao governador Eduardo Campos fazer uma permuta do terreno da igreja da Cohab II (que pertence ao Estado), com umas terras da Igreja Católica em São Bento do Una. É importante incluir nessa troca a área do atual posto de saúde, que será desativado futuramente com a construção da nova unidade pela prefeitura. Se isso não acontecer o lugar pode virar um ponto de encontro de desajustados.

Padre Júnior deve encaminhar esse assunto ao bispo e desde já os políticos da região que têm acesso ao governador, como o prefeito Izaías Régis e o futuro deputado Sandoval Cadengue podem ajudar neste pleito. Os moradores da Cohab II e todos os loteamentos em volta agradecem.

9 comentários:

  1. Concordo com o proprietário deste blog, quando afirma que o Pe. Roberto Junior possui liderança em nossa paróquia; porém acho extemamente perigoso fazer comparações quando estas não são feitos com um certo grau de discernimento. Pe. Carlos foi uma liderança, dentro de um contexto histórico particular; foi inegável o seu trabalho de evangelização nestas terras. Hoje o Pe. Junior, dentro do atual contexto histórico está dando também a sua contribuição para o Reino de Deus.
    Em suma, todos dão contribuição pra que o nome de Deus seja glorificado ao longo desta história na pessoa de Cristo através da pregação da Palavra e da Celebração Eucaristica e dos outros Sacramentos.

    ResponderExcluir
  2. Padre Junior ,Jesus lhe proteja ,todos os dias de sua vida,sou grata a Deus por ter vc, como ex aluno,continue sendo essa pessoa iluminada por Deus, guiando esse novo rebanho que lhe foi confiado.

    ResponderExcluir
  3. FOI E ESTÁ SENDO BENÉFICA A PERMUTAÇÃO DE PADRES EM TODO O AGRESTE PROMOVIDO PELA DIOCESE DE GARANHUNS.

    É BOM PARA A IGREJA E BOM PARA O POVO QUE RENOVAM AS ESPERANÇAS E A FÉ.

    10 ANOS NUMA CIDADE FOI UM TEMPO MAIS DO QUE SUFICIENTE.NÃO QUE OS PADRES QUE DEIXARAM SUAS PARÓQUIAS TIVESSEM DECEPCIONADOS, MUITO PELO CONTRÁRIO,MUITOS DELES REALIZARAM UM GRANDE TRABALHO ESPIRITUAL E DEIXARAM TAMBÉM UMA GRANDE OBRA REALIZADA EM SUAS IGREJAS.

    EM LAGOA DO OURO, O PADRE CLOVES SOARES( PADRE LOURENÇO) DEIXOU UMA IGREJA A ALTURA DA NOSSA CIDADE E DO NOSSO POVO.

    FEZ GRANDES AMIZADES E LEVOU MUITAS MENSAGENS SADIAS E CONTRIBUIU EM MUITO PARA EDUCAR O NOSSO POVO.

    COM A CHEGADA DO PADRE DORGIVAL ORIUNDO DA CIDADE DE IATI TROUXE PARA A NOSSA CIDADE UMA MENSAGEM RENOVADORA E QUE ESTÁ TRAZENDO DE VOLTA MUITOS JOVENS E ADULTOS A CASA DO PAI.

    COM UM LINGUAJAR SIMPLES E AGRADÁVEL AOS POUCOS ELE ESTÁ CONSEGUINDO MENTALIZAR NO SEIO DAS PESSOAS QUE É MUITO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DO POVO E DOS FIÉIS AS MISSAS DOMINICAIS.

    DURANTE O MÊS DE MAIO PRATICAMENTE TODOS OS DIAS A IGREJA ESTEVE CHEIA E AOS DOMINGOS MUITA GENTE FICA DE PÉ PORQUE NÃO TEM MAIS ONDE SENTAR.

    GRAÇAS A DEUS OS SERVIÇOS DO REV,°s PADRES ESTÃO CONSEGUINDO RENOVAR A ESPERANÇA DO NOSSO POVO. PARABÉNS A TODOS!

    FINALMENTE, TENHO CERTEZA QUE O PADRE LOURENÇO TAMBÉM DEVE ESTAR FAZENDO UM GRANDE TRABALHO NA PARÓQUIA DE CAETÉS.

    ResponderExcluir
  4. Caro. Roberto Almeida,boa noite
    Ao ler a noticia da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na COHAB II fiquem sem entender o porquê da permuta de terreno em São Bento do Una, pelo da COHAB II onde fica a Paróquia local, lembro bem que quando o Padre João Mauricio de Santana, vigário da Paróquia de São Sebastião durante o período de 1987 a 1995, recebeu do Governador Miguel Arraes, a doação do terreno para que fosse construindo uma capela no local. Após a doação realizada o Padre João Mauricio com toda comunidade católica da COHAB II, passaram a realizar a construção da capela do Sagrado Coração de Jesus, que recebeu essa denominação em homenagem a Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus, que administrou a Paróquia de São Sebastião de 1922 a 1995, e depois passou a ser administrada pelos padres da Diocese de Garanhuns, tendo Carlos Andre como o primeiro vigário diocesano. Então se já houve essa doação a mais de vinte anos pelo Governador Miguel Arraes , qual o motivo de uma permuta por outro/?. Stoni Costa . Ex-secretario da Paróquia de São Sebastião, no período de 1989 a 1996.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para esclarecimento o terreno da igreja não tem escritura,essa doação foi indevida porque este terreno o governo não poderia ser doado e sim feito uma permuta,tem uma delegacia em São Bento do Una que é construída em um terreno que pertence a Diocese de Garanhuns então o governador Eduardo está fazendo essa permuta para transferência de posse.

      Excluir
  5. Tomara que no próximo ano, o nosso excelentissimo Prefeito de Garanhuns, com apoio da secretaria de turismo, Diocese e do Pe. da Igreja SÃO SEBASTIÃO na BOA VISTA, possa realizar um evento maior para festa de São sebastião como era nas últimas décadas, onde tinhamos mais brinquedos para crinaçada, mais barracas e apresentação dos artistas locais. Enquanto pequenas cidades da região realiza gradiosas festas, a nossa cidade perdeu a tradição das festas bairrista.
    É muito melhor do que a Prefeitura investir no Caranval de bairros que não atraem público.
    João

    ResponderExcluir
  6. É de grande importância essa fase de transferências no seio do clero local. Primeiro porque oxigena a vida paroquial em quase todos os seus aspectos. Depois porque dá ao presbítero a oportunidade de um outro trabalho em sua nova paróquia, no enfrentamento aos novos desafios ante o anúncio do Evangelho.

    Aqui na Paróquia de Águas Belas tem o monsenhor Carlos André desenvolvido um bom e eficaz pastoreio. Não concordo em algumas de suas práticas. Contudo, percebe-se que a vida eclesial local mudou substancialmente. O padre Roberto Júnior também por aqui esteve; logo nos inícios de seu ministério. Com esmero fazia seu pastoreio até ser deslocado para as vizinhas terras de papa caça.

    É importante toda essa movimentação feita para tornar efervescente as igrejas domésticas. No entanto, necessário é também que se dê atenção e se busque qualidade na vida eclesial, trazendo para o meio da Igreja católicos mais compromissados com a Justiça e a solidariedade. Antes da emeritude Bento XVI falava de qualidade e quantidade de fiéis. Papa Francisco quer uma igreja que vá ao encontro dos mais pobres e se preocupe com a periferia das realidades locais.

    A diocese de Garanhuns é uma igreja particular abençoada, tendo na sua história grandes pastores, a exemplo do primeiro, dom João Moura, passando pela eloquência de dom Mário, ao martírio de dom Expedito, lembrando o trabalho profícuo de atuação pastoral que desenvolveu dom Tiago na opção pelos sem vez nem voz, até chegarmos em dom Fernando, nosso pastor atual, filho de santo Afonso de Ligório. É uma caminhada permeada pelos passos firmes dos seus dez bispos vindos de terras longínquas, a exemplo de dom Milton, dom Tiago, dom Irineu ou mesmo dom Mário que também era gaúcho tendo vindo morar desde muito cedo em Sergipe.

    Pensemos e reflitamos os documentos de Aparecida e mais recentemente, o documento 104 debatido na recente Assembleia da CNBB e que nos admoesta ante os desafios que devemos enfrentar na paróquia enquanto Comunidade de Comunidades.

    José Luciano
    Águas Belas/PE

    ResponderExcluir
  7. Estamos felizes com o Pe. Júnior! Ele com seu jeitão serio e descontraído tem colocado as coisas em ordem na nossa Paróquia. Estávamos meio paradoxo tempo, sem ânimo nem motivação. Agora agrega está cheia, muitos encontros de formação, missas nas ruas da periferia onde ninguém vai evangelizar, missão nas comunidades rurais com visitas porta a porta, trabalho com a juventudecomo o acampamento de jovens, criação de novos movimentos como a Pascom, Infância Missionaria, Pastoral do Dízimo, Secretaria Paroquial pra atender o povo. Uma benção. O mês de maio foi o mais belo que já vi acontecer. O padre ta sempre na porta da Igreja nos abençoando. É maravilhoso. Da até pra se emocionar quando me lembro do arrastão. Foi gente demais. Só Deus e Nossa Senhora pra nos dar essa graça. Vamos ajuda-lo a terminar as duas salas de encontro pros grupos e reuniões. E se Deus quiser começar a nova Matriz, pois não cabe mais o povo a Igreja.
    Roberto nos ajude na Paróquia, você tem muito conhecimento, seja nosso compAnheiro nos grupos da paroquia.

    ResponderExcluir
  8. Porque é que nós não temos essa sorte aqui em Calcado? Será possível que o direito de ter um padre morando na cidade é só para alguns? Sr. Bispo, Calçado tá se tornando protestante. O Sr. Não vai fazer nada por nós? Peça pro Monsenhor fazer o que fez o Papa Bento, é mais o Papa foi humilde...

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA