GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

GARANHUNS E OS COLÉGIOS DIOCESANOS

Nos dias 11, 12 e 13 de junho, Garanhuns sediou o maior evento Educacional Católico do Nordeste, realizando a XX Assembleia da Associação dos Colégios Diocesanos do Nordeste (ACODINE). Estiveram em Garanhuns representantes de dezesseis estabelecimentos de ensino, de oito estados nordestinos, que constituem mais de dezenove mil alunos e dois mil funcionários.

Este ano o encontro teve vários significados: pela terceira vez foi realizada em Garanhuns; Prof. Albérico Fernandes, diretor do Diocesano de Garanhuns, passou o comando ao Pe. Geraldo de Magela, do Colégio irmão de Belo Jardim, e teve a presença de vários pensadores da educação brasileira, que refletiram sobre os desafios da Educação Católica, buscando cada vez mais qualidade e uma formação integral para a juventude de todo o nordeste.

A palestra de magna de abertura foi proferida pelo professor e escritor Luiz Schettini, despertando o desejo de todos em refletir sobre esses desafios e suas possibilidades nos dias atuais. D. Fernando Guimarães, Bispo Diocesano, com seu conhecimento e inspiração fez uma bela palestra, tendo explanado sobre a caminhada cristã e o papel da Igreja Católica na educação e formação da juventude.

Foram também palestrantes os professores Juliano Melo e Marcio Sodré do Sistema COC, a jornalista e escritora Jussara Koury, da Editora Bagaço, o Pe. José Emerson, da Diocese de Garanhuns, o Prof. Antônio Pereira, da UPE, o Prof. Vital de Arcoverde e a Dra, Camila Cury, uma das responsáveis por um dos mais modernos projetos de educação que estará sendo implantado nos Colégios Diocesanos, que é a Escola de Inteligência.

O conclave terminou com a eleição do novo presidente, que irá dirigir a ACODINE, até junho de 2015ª; definição de estudo e modernidade para enfrentar esses desafios que estimulam as Escolas Católicas a uma nova caminhada; a definição dos Jogos Interdiocesanos, que será agora em julho, em Arcoverde-PE; do DIOFEST, marcado para agosto, tendo como sede a cidade do Crato-CE e a próxima Assembleia, que será realizada em Penedo-AL.
A XX Assembleia da ACODINE, indubitavelmente foi um grande momento da educação do Nordeste, realizado no Hotel Tavares Correia, tendo como anfitrião o Gigante da Praça da Bandeira. (Texto de Carlos Janduy).

Um comentário:

  1. Adsom Dornelas - Bairro Boa Vista22 de junho de 2013 às 19:04

    Parabéns para o Colégio Diocesano, Sempre realizando grandes eventos educacionais.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA