PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CASOS DE DIARREIA ASSUSTAM O AGRESTE

Unidades Hospitalares de alguns municípios do Agreste Meridional chegaram a ficar sobrecarregadas no último final de semana. É que um grande número de casos de diarreia foi registrado nas cidades de Águas Belas, Bom Conselho, Garanhuns, Iati, Itaíba, Paranatama e Saloá, entre outras. Em muitos casos, famílias inteiras chegaram aos Hospitais Municipais destes municípios apresentando sintomas de diarreia, vômito, dores de cabeça e enjoo.

De acordo com relatos de populares, a causa mais provável seria o aumento no número de moscas após as chuvas dos últimos dias. Em alguns casos, a população se queixa da água consumida, já quem em muitos casos, a população chegou a utilizar o liquido coletado da chuva por meio de reservatórios integrados as bicas das casas. Os Médicos que exercem plantão nos Hospitais e os profissionais que atendem nos postos de saúde suspeitam que uma virose esteja instalada na Região, já que os sintomas são semelhantes em praticamente todas as Cidades.

Em Iati, a Secretaria de Saúde tomou algumas providências para investigar os casos de diarreia. De acordo com o secretário de Saúde, Evaldo Teixeira, a Prefeitura buscou o apoio da 5ª Regional de Saúde, solicitando exames do material coletado junto aos pacientes internos no Hospital do Município. “Depois de coletar o material, enviamos ao LACEN, em Recife, onde será analisado para sabermos se a diarreia é transmitida por bactérias presentes na água. Estamos aguardando o resultado, mas já tomamos algumas providências paralelas”, registra o Secretário, enumerando as ações: “providenciamos a aquisição de 70 caixas de Hipoclorito de Sódio e já estamos distribuindo junto à população através dos Agentes de Saúde, que prestam orientações como utilizar o produto na água de consumo e na higienização dos alimentos”, salienta Evaldo.

Ainda de acordo com o titular da pasta de Saúde de Iati, o Governo Municipal também viabilizou pastilhas de cloro para serem colocadas nos tanques do caminhões-pipas que abastecem o Município. “Os motoristas foram orientados a colocar uma pastilha no tanque, em cada carrada d´água, para que o produto fique clorado. Também estamos trabalhando no sentido de fornecer orientações aos estudantes sobre higiene dos alimentos e higiene pessoal e sobre o uso correto da água de consumo”, finalizou o Secretário, informando que os casos estão diminuindo consideravelmente ao longo desta semana. (Texto da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Iati).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA