PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

BURRICE GERA PRECONCEITO E CONSERVADORISMO

Não é nova a idéia de que o conservadorismo e o preconceito estão ligados umbilicalmente. Vários estudos já realizados chegaram a essa conclusão. A novidade é que o posicionamento conservador e o preconceito podem estar ligados à baixa inteligência.

Um estudo feito por pesquisadores de uma universidade de Ontario, no Canadá, chegou a conclusões bastante interessantes: adultos de baixo QI ou com dificuldades cognitivas tendem a ter atitudes conservadoras e preconceituosas (racismo, homofobia, machismo etc).
O estudo foi dirigido pelos pesquisadores Gordon Hodson e Michael A. Busseri, do departamento de Psicologia da Universidade Brock, de Ontario, e foi publicado pela revista Psychological Science.
Os dados levam a crer que as pessoas menos inteligentes se sentem atraídas por ideologias conservadoras porque estas exigem menos esforço intelectual, pois oferecem estruturas ordenadas e hierarquizadas, onde o indivíduo pode se sentir mais confortável.
É bom deixar claro que inteligência nada tem a ver com escolaridade. Há vários exemplos históricos (como a Comuna de Paris ou a Revolução Russa) em que as classes mais baixas e com menos escolaridade se mostraram as únicas capazes de pensar de maneira progressista.
Hodson afirma que “menor capacidade cognitiva pode levar a várias formas simples de representar o mundo e uma delas pode ser incorporada em uma ideologia de direita, onde ‘pessoas que eu não conheço são ameaças’ e ‘o mundo é um lugar perigoso ‘…”.
A grande contribuição dessa pesquisa pode ser a criação de novas formas de combater o racismo e outras formas de preconceito. “Pode haver limites cognitivos na capacidade de assumir a perspectiva dos outros, particularmente estrangeiros”, entende Hodson, já que a crença corrente é que o preconceito tem origens emocionais, não cognitivas.
O que será que Marco Feliciano e Silas Malafaia têm a dizer sobre isso? 

5 comentários:

  1. Bom criticas a parte. Também não podemos afirmar que ser um homossexual ou lésbica isso significa ser muito inteligente.Porque nesse meio existe muitos semi-analfabetos e de quem é a culpa?

    ResponderExcluir
  2. Desconfiava disso e a pesquisa confirma minhas suspeitas

    ResponderExcluir
  3. Verdade que Liberta2 de junho de 2013 às 23:40

    Mais uma vez esse blogueiro mostra-se preconceituoso com os evangélicos, pois cita em suas postagens nomes de pastores. Cite por exemplo o Papa que deixa claro as suas posições quanto ao homossexualismo e ao uso da camisinha, acaso isso tem haver com manipulação dos fieis da igreja católica? Voce Roberto Almeida que deve se achar mais sábio do que muitos também não e manipulado por políticos que te sustentam? Com a palavra voce. Favor publique...

    ResponderExcluir
  4. Não tenho preconceito contra evangélicos, nem católicos, espíritas ou budistas. Respeito até terreiro de candomblé. Trabalho há 35 anos e é o meu jornalismo que mantém a mim e a meus filhos. Você acha que os prefeitos patrocinariam o blog e me requisitariam para fazer reportagens em suas cidades se ninguém lesse o que escrevo? Outra coisa: boto aqui a cara todo dia, não me escondo atrás do anonimato ou por baixo de uma saia de mulher. Permita que inclua você nos burros pesquisados lá no Canadá: está muito claro que o texto acima não é da minha autoria, a fonte é citada no final do post. Por que não registra um nome em cartório e aprende a ler as coisas?

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA