PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

ARNALDO JABOR CHAMA LULA DE NEFASTO

Artigo de Arnaldo Jabor publicado hoje no jornal Estado de São Paulo:

O Brasil está infestado de 'militantes imaginários'. Mas, o que é um "militante imaginário"? (Ouvi essa expressão do José Arthur Gianotti - na mosca. Já escrevi sobre isso e volto). O militante imaginário (MI) é encontrado em universidades, igrejas, conventos, jornais, bares. O militante imaginário é um revolucionário que não faz nada pelo bem do povo; ele se julga em ação, só que não se mexe. A revolução imaginária não tem armas, nem sangue, nem dificuldades estratégicas, nem soldados. Trata-se apenas de um desejo ou de ignorantes ou de pequenos burgueses que sonham com uma vitória sem lutas. É uma florescência romântica, poética que nos espera numa 'parusia' (Google, gente boa) ao fim da história.
O militante imaginário precisa de algo que ilumine sua vida, uma fé, como os evangélicos - o 'bem' de um futuro, o bem de uma sigla, de um slogan. Pensando assim, tudo lhe é permitido e perdoado. "Sou de esquerda" - berra o publicitário, o agiota, o lobista. É tão prático... O grande poeta Ferreira Gullar, ex-exilado, perseguido na ditadura, foi dar uma palestra na USP e ficou perplexo com a obviedade ideológica dos jovens, como se estivéssemos ainda na chegada de Fidel a Havana. Tudo comuna. Ser 'de esquerda' dá um charme extra a ignorantes de politica. Não há mais esquerda e direita; certo seria falar em 'progressistas e reacionários'. Com essa dualidade antiga, o PT é 'de direita'. Mas o MI não quer saber disso - continua sonhando com o surgimento mágico de Lula, com seu dedinho cortado.
A revolução do imaginário militante é uma herança modernista que ficou, desde a coragem de barbudos de Cuba, dos Panteras Negras, dos vietcongues. Nós, no Brasil, amantes do gesto abstrato, inventamos a "revolução cordial". Preferimos o mundo da teoria. A realidade atrapalha, com suas vielas, esgotos e becos sem saída. Bem ou mal, um militante do PT trabalha, luta por seus ideais delirantes. Mas o militante imaginário é o revolucionário que não gosta de acordar cedo. É muito chato ir para a porta da fabrica panfletar. Militantes imaginários espalham-se pelo país torcendo por uma 'esquerda' como por um time. Isso garante-lhes um charme de revolta, de serem 'contra o Sistema'. Os jovens por exemplo preferem o maniqueísmo de uma 'esquerda' que desconhecem às complicadas equações para entender o mundo atual. (A propósito, não percam na internet o manifesto a favor da Coreia do Norte no site do PC do B. É caso de hospício).
O militante imaginário é uma variante do "patrulheiro ideológico". Só que o patrulheiro vigia a liberdade dos outros. O militante imaginário só pensa em si - para ele, todos somos burgueses, malvados, contra o bem. Ele nem nos dá a esmola de uma crítica. Ele sorri de nossos argumentos, olhando-nos, superior, complacente com nossa 'alienação'.
O militante imaginário (MI) tem uma espécie de saudade. Saudade de um mundo que já foi bom. Só que ninguém sabe dizer quando o mundo foi bom. Quando o mundo foi bom? Durante a guerra de 14, no stalinismo, nos anos 40, quando? O MI tem saudade de um tempo quando se achava que o mundo "poderia" ser bom; é a saudade de uma saudade.
Muitos pensam que são 'marxistas'. Não são. São restos de um mal entendimento da herança de Hegel, que nos brindou com as "contradições negativas", ou seja, o erro é apenas o inevitável caminho para uma vitória futura do Espírito. Quanto mais erro houver, mais comprovação de sucesso; quanto mais derrota, mais brilha a solidão da esperança.
Não me esqueço de um debate do grande intelectual liberal José Guilherme Merquior com dois marxistas sérios e sinceros. Eles faziam "autocrítica" de todos os erros sucessivos do socialismo real: 1956 na Hungria foi um erro, 1968 em Praga foi um erro, terrível a matança de Pol Pot no Camboja, na revolução cultural da China, 64 e 68 foram duas subestimações do inimigo. E concluíram: continuaremos tentando, chegaremos lá. Merquior atalhou na hora: "Mas, por que vocês não desistem?". É isso. Mesmo com todas as evidências de ilusões perdidas, os militantes produzem mais fé - como evangélicos. Não são de partido algum, mas com sua torcida ridícula, desinformada, ajudam a eleição dos velhos bolcheviques tropicais.
O MI não quer a vitória, pois seria o fim do sonho e o inicio de um inferno administrativo. Já pensou? Ter de trabalhar na revolução? O militante imaginário detesta contas, balanços, safras de grãos, estatísticas, tudo que interessa à chamada 'direita' concreta. Por isso, ela ganha sempre. A esquerda tem "princípios" e "fins". Mas a direita tem "meios"; a direita é um fim em si mesma. A esquerda é idealista, franco-alemã. A direita é "materialista histórica".
A esquerda sonha com o "futuro". A direita sonha com o "mercado futuro".
A esquerda é contra a social democracia - deu em Hitler. A direita é contra a social democracia - deu em Hitler.
Esquerda e direita se unem numa coisa: nunca são culpados e nunca pagam a conta, como os usineiros.
Estamos vivendo um momento histórico gravíssimo. Estão ameaçadas todas as realizações do governo de FHC, que modernizou institucionalmente o país, enquanto pôde, sob a mais brutal oposição do PT. Seus líderes diziam: "Se o Fernando Henrique for pela ajuda a criancinhas com câncer, temos de ser contra". As obras do medíocre PAC estão todas atrasadas, as concessões à iniciativa privada são lentas e aleijadas, a inflação está voltando, os gastos públicos subiram 20% e os investimentos caem, o estimulo ao consumo em vez do estimulo à produção vai produzir a catástrofe, e tem muita gente da própria "esquerda" querendo que a Dilma se ferre para a volta do mais nefasto homem do país: o Lula.
Não É possível que homens inteligentes não vejam este óbvio uivante, ululante.
Mas qual intelectual ou artista famoso teria coragem, peito, cu, para denunciar isso publicamente? Quem?
É melhor ficarem quietos e não se comprometerem. O mito da esquerda impede que se pense o país, trava a análise crítica.
Deus vai castigá-los.
*Jabor é cineasta e virou jornalista. É inteligente, escreve bem e se destaca hoje como uma das principais vozes da moderna direita brasileira.

15 comentários:

  1. É impressionante o que faz um cineasta fracassado como Jabor se tornar um reacionário quimérico que textos como este acima o levam ao pedestal e ficarem ao lado de um Marco Feliciano por exemplo. Os números macroeconômicos do Brasil (Reservas internacionais de mais de US$ 380 bi; Inflação dentro da meta; risco Brasil no seu ponto mínimo, etc....) deixados por Lula o fizeram sair com aprovação superior à 80% já o ídolo de Jabor, FHC, com cerca de 13%. Esse é o problema dos reacionários, eles querem que os pobres se EXPLODAM!!!!!

    *Comentário publicado no Brasil 247, que também reproduziu o artigo de Jabor.

    ResponderExcluir
  2. Será que o povo brasileiro não analisou ainda, o Brasil antes de LULA e depois do governo LULA?
    Essa revolta toda (ARNALDO JABOR) é porque o pobre começou a viver com mais dignidade e ter democracia em todos os setores, que antes era apenas direito dos ricos e opotunistas.
    Janaína

    ResponderExcluir
  3. O que acontece é que Jabor, perdeu seus privilégios já faz algum tempo; não sei se foi nas privatizações, não sei se foi naquela nefasta noite em que o Banco Central aumentou o dólar da paridade de um para um, subindo o dólar para dois reais. Cacciolas, Franciscos, e uma centena de amigos fizeram uma farra, não é sr. Jabor? Não sei se foi aquela ajudinha aos banqueiros, abrindo os cofres do Banco Central,com nosso dinheirinho, para capitalizar seus amiguinhos banqueiros criando o Proer.Também não sei se ele levou algum $$$ na aprovação da emenda à Constituição, para aprovar a reeleição pela "Câmara e o Senado" o famoso Poder Legislativo, que é corrupto hoje; naquela época não, eram todos "honestos" e que à época custou aos bolsos dos brasileiros mais de um bilhão de reais,cada corrupto levou o seu nas duas casas, se se corrigissem os valores para hoje talvez chegue ou ultrapasse os dois bi. Enfim, foram tantas alegrias,uma notícia boa atrás da outra não é Jabor? Que saudade, quem sabe com Aécio não volte tudo, seria hilariante não é Jabor? Eu não sei se este cidadão é um reacionário ou um intelectual ferido, magoado, principalmente nos seus bolsos que estão coçando faz tempo.Jabor vê se você se enxerga,não jogue pedra no telhado alheio, porque sua casa é toda de vidro.

    ResponderExcluir
  4. LEITORES E ESCRITORES DO BLOG DE ROBERTO ALMEIDA.

    VEJAMOS O QUE SIGNIFICA NEFASTO:


    É um adjetivo que significa "de mau agouro, que causa desgraça; agourento, azarento, infausto; aziado, lutuoso (de luto), trágico, sinistro, funesto, ominoso, danoso, ruinoso, nocivo, prejudicial".

    Por que o Maluf se julgaria nefasto? E por que teria sido nefasto o Pitta?


    Sinônimos: sinistro danoso azarento azarado aziago nefasto ominoso execrâvel abominável abominoso detestável horroroso odioso funesto agourento aterrador atro calamitoso catastrófico cruel deplorável desastrado desastroso desgraçado desventurado doloroso fatal infausto infortunado letal mais...
    Antônimos: gracioso bondoso mais...
    Relacionadas: desgraça trágico roma mais.

    O JORNALISTA ARNALDO JABOR, apenas descreveu a CARA de todos os políticos brasileiro com raríssimas exceções.

    O Congresso Nacional brasileiro é a cara do povo brasileiro. O povo gosta sim dos safados,dos corruptos e dos ladrões.

    O cara que leva nome de rei dos seiscentos diabos,de ladrão,de ter quebrado o estado,de picareta,de grilheiros,de corrupto de primeira grandeza e sobe no palanque com a maior cara de pau,realmente, essa laia de gente se encontra mesmo na comparação do Arnaldo Jabor.Merece muitos comentários de verdade.

    Mas com todos esses adjetivos o Lula ainda paga uma meia dúzia de políticos ruins que governaram este país e não tiveram a coragem de peitar os poderosos do Brasil e trazer a Transposição do Rio São Francisco, a Transnordestina, a Refinaria Abreu e Lima e investido bilhões no Complexo Portuário de Suape fora os investimentos na Educação que trouxe milhares de ônibus para as crianças e os jovens andarem, tirando-as do pau de arara.Viva Lula e Viva Dilma a nossa guerreira que vai fazer muito mais e melhor pelo Brasil....!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ah eh, então se o Arnaldo jabor é da direta brasileira, EU SOU DA ESQUERDA, é Dilma e LULA neles !!!!!!!!!! Gilson santos

    ResponderExcluir
  6. O Jabor está correto , só os cegos de mente não concordam com ele .

    Pedro Valdiperes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pedro o pior cego éaquele que não quer enxergar como vc.

      Excluir
  7. Sr. Jabor, não concluí meu pequeno e limitado raciocínio, quando acima escreví sobre suas críticas dirigidas quase sempre as mesmas pessoas, são avalanches de informações que diariamente o Sr. vomita quase sempre no começo da madrugada, com a sua peculiar presunção e sua ímpar arrogância. Longe de me colocar perto da sua sapiência, sua inteligência privilegiada, seu QI que deve ser dos mais altos, sou uma pessoa de nível intelectual mediano, e não tenho por que ser arrogante ou presunçoso, nem que quisesse.Contudo, Sr.intelectual não subestime a inteligência de ninguém, só porque as vezes somos obrigados a nos curvar,ao ouvir o que não queremos apenas porque precisamos, todavia, não esqueça que entendemos de estupidez também. O Sr. deveria rever suas indelicadezas, grosserias e asneiras, nos seus comentários,que são a única verdade dita ao vivo e a cores no planeta, porém todas muito coerentes com sua personalidade.Nós outros do degrau de baixo,também lemos e estudamos,aqueles que não tiveram essa oportunidade de ler e estudar, pois já cedo tiveram que ir a labuta,não deve ser subestimado ou desprezado, pois existe um bem que Deus lhes deu chamado de inteligência, essa não tem para vender nem para comprar, vem do berço e é por Deus concedido.Se se vendesse ou se comprasse nós morríamos uma bestas quadradas e vocês dono do mundo.Todos sabemos dos seus amigos abastados, que se juntam tomando seu scotch e comendo seu caviar,nada contra quem pode pode, quem não pode se sacode, mas menosprezar, subestimar,ofender,humilhar, aí não, não somos subservientes ao Sr.porque tem a força do microfone, a imagem da TV globo para todo o Brasil e nós sequer temos o mesmo Direito de Defesa, na mesma hora e canal de acordo com a Constituição, esse Direito há muito foi rasgado por essa emissora de má conduta, alienada aos poderosos, e de mal com o povão, que eu gosto demais, aliás quer aprender converse com o povo, o intelecto você aprende com os livros e as universidades, mas sabedoria só com o povão.

    ResponderExcluir
  8. Arnaldo Jabor, nunca escreveu um artigo tão bom e verdadeiro como este, talvez os PTralhas não gostem, mais é a pura verdade desse mal para o Brasil. Um fora da lei, que ta mais preocupado em salvar o PT, do que o Brasil, vive pregando a pobreza e vive na Riqueza, desde os 29 anos de idade, que não faz nada, e vive mais pra atrapalhar os que querem fazer, passou toda sua vida contra todos e tudo, e vive se apropriando das ideias do PSDB, que tanto criticava. Xô mensalão, talvez este comentário nem seja divulgado pq o Roberto é apaixonado e sego por o NEFASTO

    ResponderExcluir
  9. JÁ TIVEMOS SARNEY, COLLOR E O ALMOFADINHA DO FHC QUE DISPENSAM COMENTÁRIOS. DEPOIS, VEIO O TRASTE DO LULA, UM CAFAJESTE PROFISSIONAL QUE, ATÉ AQUI, CONSEGUIU SE LIVRAR DAS TAIS GARRAS DA LEI. ATÉ DA ROSE O NEFASTO SE LIVROU... O LULA FOI CRIADO VAGABUNDANDO, JOGANDO BOLA, VENDENDO AMENDOIM, BATENDO TAMBOR E TOCANDO PANDEIRO NAS CALÇADAS DE BOTEQUIM. POR ISSO, HOJE, ASSINA O NOME APULSO!!! COMO PRESIDENTE, O LULA FOI UMA TAPEAÇÃO UMA MONTAGEM, UMA FARSA, UM ATO DE ILUSIONISMO VAGABUNDO FEITO POR MÁGICOS DE CIRCO DE PONTA DE RUA E SEM EMPANADA... HÁ MAIS DE DEZ ANOS LULA E SUA GANGUE TOMARAM DE ASSALTO O GOVERNO FEDERAL E TEM PROTAGONIZADO UM DOS MAIORES E MAIS PERVERSOS CICLOS DE CORRUPÇÃO ENVOLVENDO AUTORIDADES DIRETAMENTE LIGADAS À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA JAMAIS PERCEBIDOS AO LONGO DE TODA HISTÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA. PELO MENOS, NÃO COM ESSA INTENSIDADE. O LULA DO PT É UM CANCRO EM DECOMPOSIÇÃO. ALIÁS, JÁ SE DEU MUITA IMPORTÂNCIA A ESSE “COBARDE”. HASTA LA VISTA, BUFÓN!!!

    ResponderExcluir
  10. Assino em baixo o que esse comentarista Altamir falou sobre esse mintiroso discarado. Esse Lula foi quem acelerou a decompozição moral do Brasil. Só tem ladrão no Brasil e o Lula é um deles.

    João Santos/Magano.

    ResponderExcluir
  11. TODA UNANIMIDADE É BURRA, JÁ DIZIA NELSON RODRIGUES, MESMO SENDO CONTRA OU A FAVOR.

    EDUARDO DO VALE.

    ResponderExcluir
  12. Esse altamir pinheiro escreve muito esse cara é ótimo.

    ResponderExcluir
  13. Seu QI elevado, sua inteligência, sua eloquência,sua intelectualidade,mais foto-shop para caprichar na sua aparência no Jornal da Globo,esse cidadão, não tem nada de fascista, extremista, está mais com cara de bom-vivent, antes chamados de play-boy.Vivendo na roda dos abastados, seu posto na rede globo de comentarista político de alto nível, faz abrirem-se as portas, e me dizem que ele deve dar gargalhadas, quando termina cada comentário.Sim, e o povo ? O povo? Sim, o povo,sinceramente, sinceramente...me esqueci.

    ResponderExcluir
  14. ACREDITEM SE QUISER!
    DEPUTADOS SE QUEIXAM QUE ESTÃO SENDO MASSACRADOS POR TRABALHAREM DEMAIS. ELES TEM R$ 8,5 BILHÕES DE REAIS PARA SEREM MASSACRADOS.
    REPORTAGEM DO WWW.IG.COM.BR


    Deputados se queixam de ‘jornada massacrante’ e pedem que votações terminem mais cedo
    Compartilhe: Twitter Um grupo de deputados federais decidiu embarcar numa campanha para impedir que as votações de matérias polêmicas se estendam até de madrugada. Os parlamentares escolheram o deputado Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) como porta-voz das queixas sobre o que descrevem como uma “jornada massacrante”, que estaria sendo imposta aos deputados federais. Segundo o parlamentar, principalmente seus colegas “mais idosos” não estão dando conta de cumprir uma carga horária tão extensa nos dias de votação.

    O deputado Chiquinho Escórcio: 'jornada massacrante' (Divulgação)
    Leia também: Feriado no meio da semana paralisa o Congresso

    “Nós começamos a trabalhar muito cedo. Minha agenda, por exemplo, começa às 8h. Não temos condições de ficar aqui até meia-noite, 1h, 2h da manhã”, diz Escórcio. “As pessoas não têm condição física de suportar essa jornada”, acrescenta.

    O problema, diz ele, está no fato de o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-AL), convocar para o fim da tarde o início da ordem do dia no plenário da Casa. Por isso, votações em que a disputa é mais acirrada, como ocorreu na apreciação da MP dos Portos, acabam se estendendo até tarde.

    Assim, Escórcio decidiu procurar Alves nesta semana, para apresentar as reclamações. Disse que o presidente da Câmara compreendeu os motivos apresentados por ele e assegurou que, de agora em diante, a ordem do dia terá início rigorosamente às 16 horas.

    ORIGEM DO SITE
    http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2013/06/06/deputados-se-queixam-de-jornada-massacrante-e-pedem-que-votacoes-terminem-mais-cedo/

    Jonathas

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA