PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

ALCINDO PROPÕE REALIZAÇÃO DA FESTA DO TOMATE

Valorizar as manifestações culturais e defender a participação do distrito de São Pedro  no calendário de eventos da cidade, foi mais uma das  reivindicações do vereador Alcindo Correia (PRB) esta semana em Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Garanhuns .

O parlamentar solicitou ao Governo Municipal a criação da Festa do Tomate e a da Festa do Estudante no Distrito de São Pedro.

O distrito de Garanhuns é um forte produtor de tomate.  Cerca de 100 hectares de terra são cultivados em São Pedro  e vêm gerando emprego e renda para os moradores daquela localidade.

E não são apenas os produtores que lucram com o cultivo. A população de São Pedro e o comércio de Garanhuns também são beneficiados com a renda gerada pelo legume. No período da colheita, toda a produção é comercializada na central de abastecimento de Garanhuns, bem como em diversas cidades do Interior do Estado.

“Nada mais justo que os nossos governantes reconheçam a importância do Distrito de São Pedro,  promovendo manifestações de cultura, e inserindo o distrito  no calendário de eventos da cidade”, defendeu Alcindo.
  
De acordo com a proposta do vereador, a festa teria atrações musicais,   feira de comidas típicas e  de artesanatos, concursos  de culinária do tomate, se elegendo o melhor prato criado com a utilização do ingrediente; também seria feita a seleção de Qualidade do Tomate, para se conhecer o melhor produtor da região. Seria realizada ainda a eleição da Rainha da Festa. “Com isso teremos o resgate e a valorização da tomate, incentivando cada vez mais a sua produção”, frisou o vereador do PRB.

EXPLICAÇÃO:  Do ponto de vista da botânica o tomate é considerado um fruto, embora tenha algumas características diferentes em relação aos demais. Quanto a sua comercialização é aceito como um legume e utilizado inclusive na culinária como tal.

2 comentários:

  1. Garanhuns não precisa de festas e sim de trabalho, industria e que estes guarda de transito tome conta do transito. Festa só serve para o povo encher o parreco de cana e gerar violência.
    Jonathas

    ResponderExcluir
  2. Sou Agrônomo e trabalho junto a esses produtores principalmente da região de São Pedro. Porém a alguns dias venho sendo informado que o Juiz local está exigindo que os produtores tenham um responsável técnico em suas áreas de tomate, acredito que a legislação não dê essa obrigatoriedade a pequenos produtores e principalmente para o comercio local. Logico que é uma lavoura que como qualquer outra utiliza agrotóxicos e esses devem ser recomendados exclusivamente por engenheiros agrônomos, como assim vem sendo feito, mais essa exigência tira garanhuns do foco dos produtores. Senhores temos que ver o que realmente diz a legislação.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA