PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

NOVELA DA GLOBO IRRITA MILITAR

Novela faz uma caricatura dos militares

Sou Coronel de Artilharia da turma de 1978 e estou na reserva desde 31 de dezembro de 2009, desde então trabalhando no mundo corporativo.

Estou longe de ser mais um membro da reserva enfurecida, que vê sombras onde não existem, mas não poderia deixar de expressar minha indignação com a imagem que estão delineando da nossa Força, com episódios cada vez mais estarrecedores envolvendo personagens que representam a oficialidade do Exército Brasileiro, num posto que se pressupõe maturidade, equilíbrio e comprometimento com nossos valores mais caros, cultuados desde os bancos acadêmicos (capitães de cavalaria, no nosso exército, só saem da AMAN).

As demonstrações de deslealdade, desequilíbrio, petulância e falta de ação de comando, dão aos expectadores a ideia que o nosso Exército é aquele saco de gatos, a que ficou reduzido o brioso e tradicional Regimento Andrade Neves.

Vivo sendo questionado por civis de minhas relações, a perguntar se isso acontece dentro dos quartéis e sistematicamente tenho que explicar que essa não é a expressão da verdade (penso que esse passivo deva cair no colo de inúmeros militares da reserva e da ativa).

De qualquer maneira, nem sempre teremos um Coronel R1 disponível para explicar ao público externo que aqueles capitães e aquele Coronel Comandante, que não conhece sua oficialidade, são obra de uma orquestração muito sutil para reduzir o EB a expressão mais simples e nos nivelar por baixo, como se os valores que cultuamos e fazemos questão de apregoar fossem mero embuste.

Francamente... a ideia de fazer propaganda da Força Terrestre na novela das 21:00 Hs, da Rede Globo, foi no mínimo ingênua e a concordância em utilização de instalações de uma unidade tradicional de Cavalaria para aquela patifaria, beira a irresponsabilidade.

Um exército que se preza (e é o nosso caso), não necessita andar na mídia fazendo parte de historietas, a troco de migalhas, de luzes ou da simpatia da mídia.

Decisões como esta atingem a todos nós, da ativa e da reserva e põe em dúvida a credibilidade de uma instituição secular, que desde o nascimento da nacionalidade está presente nos momentos mais críticos da história do Brasil, preservando, defendendo e cultuando valores que nem de longe são mostrados naquela novelinha de quinta categoria.

Marcelo Antonio Neves - Cel Art R1 - Idt 026074881-9

OPINIÃO DO BLOGUEIRO: O coronel Marcelo Neves foi até muito comedido em seu artigo. A novelinha global chega a ser irresponsável com o Exército e a Polícia Civil do País. No folhetim o capitão, um dos personagens principais é um verdadeiro babaca, um chorão, um molenga, que já foi chamado ironicamente em alguns site de "a mocinha da novela". Tem um superior dele também apresentado como meio idiota e um outro oficial mau caráter. A tenente Érica, interpretada por uma atriz bonita, mas de pouco talento, desmoraliza a presença feminina nas forças armadas.

Para completar a delegada de "Salve Jorge", interpretada por Giovanna Antonelli é tão incompetente que chega a ser burra. Francamente! Se a intenção da Globo e de Glória Perez era humanizar homens e mulheres da área de segurança, erraram feio. Em vez de humanizar idiotizaram oficiais do exército e representantes da Polícia Civil. O coronel Marcelo tem toda razão em se irritar e outros setores deveriam se manifestar contra essa distorção da realidade.

12 comentários:

  1. Quando se trata de criticar a Globo o Roberto defende até nossas forças armadas que foram, não esqueçam, responsáveis por mais de 20 anos de ditadura no Brasil. O coronel Marcelo, Antônio ou Neves deveria, era botar a viola ou o canhão no saco (que Deus me perdoe) e verificar que os militares também são seres humanos e que há deles de diversos tipos, inclusive na instituição militar.

    O que mais me intriga é que estes seres que tanto falam de novelas não arredam o pé da TV e estão sempre vendo a Globo. Agora que a o Lula diz que tirou 16 milhões da miséria e criou a Classe C-L (Classe C do Lula), e que a única diferença da Classe D-L (Classe D do Lula) é que pode comprar uma TV em 24 prestações mensais, está podendo ver as novelas, elas não podem apresentar militares com personagens que, como sempre nas novelas, são caricatos. Quando era o Tufão ninguém falava nada. Agora, que é o Coronel Nunes, então é um agravo à instituição militar. Me poupe!

    A nota do blogueiro Roberto chega a ser pior do que a carta do Coronel Nunes, digo, Neves. É como se no exército não existissem pessoas como o Capitão Téo ou o Capitão Élcio, um romântico e outro mau caráter. Há de ambos os tipos como qualquer instituição humana. Como na polícia civil há delegados e delegadas tão burras como a delegada da qual não me lembro o nome agora.

    O que não se vê é que a novela já é um gênero literário no Brasil com suas virtudes e defeitos. Eu gostaria de ver era o Coronel Nunes num folheto de Cordel, ou num duelo de repentistas. Talvez, os intelectualóides adorassem. Mas, como a novela é o “ópio do povo” brasileiro e é a Globo que tem quase o monopólio de audiência do gênero. Todos querem tirar uma casquinha.

    Eu não estou gostando da trama da Glória Perez por outros motivos. Por exemplo, faz propaganda das UPP de forma uma que o Coronel Nunes, digo, Neves, deveria agradecer. Quando se sabe que a realidade não é bem aquela que ela dá ênfase. E também porque os personagens para serem entendidos pela massa (isto faz parte do gênero) estão caricatos em demasia, até para o gênero. Aquela trama das crianças contrabandeadas chega a ser risível, pela irrealidade.

    Eu tenho um filho que diz ser militar porque fez o CPOR certa época e diz que está gostando da novela, não vendo nada demais. E tenho alguns amigos de mais idade que são militares e que acham até que é bom mostrar que “os brutos também amam”, e eu diria também roubam, torturam e matam. No entanto, não devemos confundir uma instituição com pessoas que as compõem. Eu não gosto do Lewandowhisky, mas, isto não desmerece o STF. Alguém pode não gostar da delegada Heloisa (lembrei o nome), mas, ela não desmerece por si só a Polícia Civil.

    O que penso é que o Coronel Nunes, digo, Neves está é tentando encher a bola do Exército, que vem murcha (e deve ficar mesmo até que precisemos brigar com a Venezuela) há algum tempo, por falta de verba em todos os quartéis. Colocar esta instituição como polícia no morro do alemão é que é o verdadeiro erro de nossa combalida segurança, mas, disto nem a Globo nem a Glória Perez tem culpa.

    Lucinha Peixoto (Blog da Lucinha Peixoto)

    ResponderExcluir
  2. Hoje não tenho mais estomago para ver novela. Estas novelas mostram apenas a vida real que estas pessoas que fazem novela vivem no seu dia a dia. Estas atrizes são iguais as das meninas de "Maria Gorda", apenas são bonitas, tem dinheiro e são famosas, mas a profissão é a mesma. As "meninas de "Maria Gorda" fazem em um quarto e as atrizes mostram para o mundo sena de sexo implicito e as vezes explissitos via satelite e se dizem mocinhas puras e donzelas. A Rede Globo é a pior de todas e a record que imitar as prostituições igual ou pior que a Globo. Novela é apenasa vida real destas pessoas que fazem novelas que eles vivem no seu dia a dia. Tem na Globo a escolina da pré prostituição que é a Malhação, onde incina como ser Gay, puta, traição, troca de casais e que tudo pode e tudo é liberado quem não aceita esta safadesa é cafona.
    Jonas

    ResponderExcluir
  3. ESTE CORONEL É O MESMO QUE FALA MIL MARAVILHAS SOBRE O GOLPE MILITAR NO AMIGOS DE GARANHUNS NO FACEBOOK?

    ResponderExcluir
  4. José Fernandes Costa10 de janeiro de 2013 às 14:58

    O desabafo do coronel (R1) Marcelo Neves tem muito valor por dizer que as televisões só têm porcarias. - E Globo é a pior de todas. É certo que a TV de Edir Macedo quer vencer a Globo nas imundícies. - Eu continuo entendendo que novelas são para pessoas vazias da cabeça aos pés. - Mas, isso aí é para mostrar a força da Globo do finado Roberto Marinho e caterva. - Tanto isso é verdade que existe o BBB não sei das quantas. - Qual é a cultura que deixa o BBB para alguém? - Novela é um gênero literário para o MAL. - Divulgar tráfico de drogas, prostituição, mau-caratismo é cultura? - Que cultura?! - Se é assim, o mensalão seria cultura jurídica. - Se eu assistisse a novelas, teria vergonha de dizer. - Assim como tenho vergonha dos escândalos produzidos pelos nossos políticos e afins. - Entretanto, por não assistir a elas, dou-me o direito de condená-las por inteiro. - De igual modo, por não aceitar que haja corrupção nos poderes da República, condeno-a veementemente. - E, pra que saibam que não estou defendendo o coronel, nem o Exército, digo: - NÃO gosto de militares. - NEM ligo TV! - Tenho TV paga, por causa das minhas netas que sempre vêm à minha casa. - A mais nova (11 anos) se diverte só vendo uns trecos tolos de pré-adolescentes. - E, as mais velhas, se veem novelas, é na casa dos pais delas. - Mas é bom que fique claro que eu NÃO proíbo, caso elas queiram ver novela na minha casa. - NÃO vou lutar contra o mundo. - Ainda não fiquei maluco, não./.

    ResponderExcluir
  5. a lucinha gosta de provocar se o Roberto fosse de briga mandava ela pra PQP

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a matéria. Sei que em quartel tem todo tipo de pessoa, assim como em qualquer instituição, casa, grupo de pessoas. Mas reconheço a razão que o Roberto Almeida tem diante aos fatos que ocorrem na novela (pelo pouco que vi, pois não assisto em minha casa, mas é super comum você estar em um restaurante ou na casa de um amigo e a tv estar ligada na Globo), onde o perfil que se demonstra ter os militares, principalmente em se tratando de oficiais é colocado de maneira em que os mesmos venham realmente a ter uma certa revolta com a novela por demonstrar de maneira tão fútil algo que não é a instituição. Mesmo havendo todo tipo de personalidade, como em qualquer outro lugar, anovela peca em mostrar o que acaba por muitas vezes desmoralizando a imagem do militar. A Lucinha Peixoto deixou seu comentário "hipócrita" por não conhecer a realidade. Certamente a realidade que deve conhecer deve ser a das novelas mesmo, para defender tão fortemente uma injustiça tão grande com uma instituição tão séria que é o EB. Sabemos o grande poder que a mídia tem diante da população brasileira, que é em uma grande parcela ignorante e se deixa influenciar facilmente por qualquer coisa, mesmo que mentirosa, que seja exibida na tv. Por isso, deixo claro aqui também minha revolta com mais essa porcaria global.

    ResponderExcluir
  7. O Exército está fálido, despreparado para qualquer guerra. Os jovens de GUS matam e morrem para servir por que não tem emprego e nem qualificação necessária para entrar no mercado de trabalho.
    Gostaria que as forças fossem reduzidas afinal de contas para ter quantidade sem qualidade e melhor ter menos e economizar para investir no próprio EB.

    ResponderExcluir
  8. interessante os comentarios ninguem assiste a novela mas todos sabem do que se passam, tanta hipocresia pra nada. Franklin Melo

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Lucinha OPeixoto. Accho que a posição desse coronel é arrogante, como se o exército não pudesse ser objeto de críticas. Até o presidente da República que é o chefe das Forças Armdas pode ser objeto de críticas imagine uma força do país! Seria melhor ele se colocar no seu lugar para não prejudicar ainda mais o EB.
    São posições extremamente arrogantes como essas, desse senhor, que dá para mostrar o despreparo dos oficiais. Eles pensam que são deuses! Imagine esse sujeito quando vestia a farda e nos tempos mais sobrios da nossa história! Já dá para imaginar do que ele era capaz!
    A história precisa de pessoas com coragem para fazer essas críticas e quem tiver alergia a críticas é porque vestiu a carapuça, portanmto vá morar na Coreia do Norte e ser serviçal do ditador ridículo
    Kim Jong-il, aqui no Brasil estamos vivendo numa Democracia, com os militares bem longe da gente. Graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos em uma "democracia"? Qual?!?!?!
      Estamos vivendo em um país sem justiça e de povo (em sua maioria) acomodado e sem princípios. A única coisa que faria o povo respeitar as forças armadas e os que a fazem, seria uma guerra. O povo não sabe dar valor ao que tem, pelo contrário, prefere pisotear e humilhar e por outro lado, valorizar o que uma suposta globalização lhes empurra "goela abaixo" de maneira onde não se tem escolha alguma. Daí vem dizer que vivemos em uma democracia? Isso é hipocrisia. A democracia brasileira é utópica e o povo está sem rumo, ou pelo menos no rumo em que quem controla as rédeas os coloca.

      Excluir
    2. O que mais vejo são comentários hipócritas.

      O fato de não assistir novela e saber o que se passa, é óbvio que é possível, com tantos outros meios que são empurrados goela abaixo nos comerciais, programas de entretenimento, revistas, redes sociais...
      Comentários sobre uma instituição (EB) falida, onde a culpa disso é do próprio povo que se prostitui ao que ver e assina embaixo, sem se quer saber do que se trata, sem se dar ao trabalho de fazer uma pesquisa, afinal, é isso o que mais querem, um povo sem educação que os seguem em tudo e lutam por tudo o que expressam. Mas o que expressam?
      O Exército Brasileiro é e sempre foi uma instituição séria e deve ser respeitado como tal, não sendo exposto de maneira ridícula em rede nacional para que pessoas sem o mínimo de conhecimento, baseadas apenas no que lhes é mostrado na tv (aparelho manipulador de idiotas) possa falar o que bem entende. Se o EB hoje está "falido", é por culpa daqueles que não se importam com ele e dão ao povo o que o povo clama, copa do mundo, olimpíadas, carnaval, novelas, fofocas e por aí vai.
      O que pode manter a soberania do nosso país são as forças armadas e como tais não devem ser desmerecidas por sua população, que por sinal, é quem mais precisa delas.

      Excluir
    3. Quem é essa lucinha? Qual o seu grau de conhecimento de BRASIL? O melhor de tudo é que, graças a Deus, qualquer um de nós, inclusive eu, podemos emitir opiniões sobre tudo nesse Brasil. Todos se acham médicos, técnicos de futebol, curandeiros e por aí vai. Quando você abre a sua casa para uma pessoa o visitar pode ter a certeza de que aquela pessoa "filmou" tudo a seu respeito e pode usar aquilo como ela bem entender (Não sei se fui explicito). Ora, se considerarmos que essa novela é vista por muitos brasileiros e por muitos BRASILEIROS e até por muitos estrangeiros, deixa claro que todos estão vendo uma versão embora distorcida do papel do EB e das Forças Armadas em geral. Fico deslumbrando o quanto a Globo desmoraliza o nosso povo.Tenho assistido, quando viajo por esse mundo a fora, alguns dos seus programas e esporadicamente trechos de novelas onde o luxo apresentado nos imóveis e nas preparações dos atores, retratam um fato irreal para 99.9% dos que estão por aqui. Aquela riqueza na nossa gente brasileira só mesmo em novela. Não se vê pobre mendigando pelas ruas, os desdentados não aparecem e pelas novelas da Globo só se vê jatinhos, iates, casarões, contas bancárias elevadas e no enredo muita patifaria, muito golpe e todos os métodos de como se dar bem levando vantagem. É uma verdadeira escola da vadiagem. Quem trabalha não encontra tempo para assistir isso. A Globo ensina que Olimpíadas, Copa do Mundo e Carnaval estão no sangue do povo brasileiro. Deveria ensinar que o povo não deveria assistir aos mensalões e a falta de respeito dos nossos dirigentes, em todos os níveis, como uma coisa normal. Sabemos que a sociedade em que vivemos tem de tudo. Tem bons e maus. A Globo recebe quantias vultosas para fazer uma propaganda de um Brasil que não existe, e lá fora do Brasil, quando me questionam, eu me entristeço de tanta mentira enlatada. Cultura é a diferença entre os que os que pensam e decidem. Vamos cultuar os valores seculares e resguardá-los. Exorcize-se os BBB e afins. Passe o JN a informar, sem a opinião declarada dos redatores. Mostre-se quem somos ao mundo. Chega de balela e de enganações. Cadê o pré-sal? O Lewadosvski deu mais IBOPE do que o próprio STF. Os nossos hospitais estão uma vergonha. A Educação está explodida a um ponto que está tudo banalizado. Professor finge que ensina e aluno finge que aprende. É Faculdade por todos os lados e os bancos das salas quebrados. O BRASIL merece respeito e ele está acima de todos nós. Chega de bandalheiras.
      Recado para lucinha (com letras pequenas): Deixe de "achismos". Você acha que o Coronel deveria ter muito arrogante e até o colocou sob suspeita, caso os seus achismos se cumprissem. Continue vendo as suas novelas e aumentando a sua cultura com os BBB.
      Nivaldo H. Gomes

      Excluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA