PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

JAZZ E POESIA NA FAZENDA MACUCA

Poesia, música e natureza. A combinação acontece  até domingo, no Macuca Jazz & Improviso Festival na Fazenda Macuca, em Correntes, cidade localizada no Agreste de Pernambuco. Na parte musical o grande destaque é o Duo Hermeto Pascoal e Aline Morena, que se apresenta no sábado, dividindo a programação com os pernambucanos da Anjo Gabriel, entre outros. Graça Nascimento, Ícaro Tenório, Sandoval Ferreira e Rildo de Deus são alguns dos poetas que estarão presentes no evento.

Criado há oito anos, o festival é uma espécie de evolução do Boi da Macuca, grupo de cultura popular da região criado em 1989, que sai no Carnaval, São João e participa sempre do Festival de Inverno de Garanhuns. “Estamos esperando um público de duas a três mil pessoas. Mas não podemos precisar isso, pois é a primeira vez que teremos uma atração de peso como Hermeto”, explica José de Oliveira, o Zé da Macuca, criador e organizador do festival.

A Fazenda Macuca fica há 14 km do centro de Correntes. No local, haverá área destinada para camping. Para quem preferir se hospedar em hotéis, a opção é Garanhuns, que fica 30 km distante do município. 

“O clima do festival sempre é de muita paz, harmonia, amizade. Há também muita troca de informação e conhecimento, pois boa parte do público é formada por muita gente do teatro, da música. E sempre tivemos o espírito livre”, explica Zé da Macuca.

Fortemente influenciada tanto pelo som de artistas estrangeiros do rock como Jimi Hendrix, Janis Joplin, The Band e Canned Heat quanto pela psicodelia desenvolvida por músicos nordestinos nos anos 1970, a exemplo de Lula Côrtes e Zé Ramalho com seu LP Paêbirú (1975), a banda recifense Anjo Gabriel toca no sábado, no mesmo dia que Hermeto. “Todo ano a gente se apresenta lá. No festival a gente fica mais à vontade, o clima é mais de improvisação, mas vamos tocar algumas músicas do nosso primeiro disco (O culto secreto do anjo Gabriel) e algumas do próximo”, adianta o tecladista André Sette.

O mago dos sons, o alagoano Hermeto Pascoal, se apresenta com sua musa inspiradora. Ele e a gaúcha Aline Morena gostam de intitular a dupla como Chimarrão com Rapadura, em alusão às suas origens sulistas e nordestinas. Na Macuca, Pascoal e Aline devem apresentar músicas do seu álbum mais recente, Bodas de latão (2010), outras novas composições e improvisos. (Fonte: Texto NE 10. Foto: Diário de Pernambuco.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA