PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

INSS LANÇA CORDEL PARA ORIENTAR TRABALHADOR RURAL

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Advocacia Geral da União (AGU) lançam em Garanhuns,  nesta quarta, dia 30, o projeto “Previdência em Cordel” executado pela Superintendência Regional do INSS Nordeste e pela Procuradoria Regional do INSS em Recife. 

O evento será realizado no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), com início previsto para às 10h30. Inicialmente, a ideia era produzir uma cartilha que se aproximasse da linguagem do trabalhador rural para romper mitos que ainda cercam a Previdência. Considerando o elevado grau de analfabetismo em municípios de até 50 mil habitantes da região Nordeste, a cartilha tomou forma de literatura de cordel, pois sua linguagem facilita a assimilação e memorização. 

Intitulado “A conversa de Zé Caboclo com Mané Bento”, o cordel priorizou as informações necessárias para a obtenção do benefícios, enfatizando os requisitos que correspondem a realidade da região Nordeste. O conteúdo aborda de maneira clara e direta temas como a idade miníma de aposentadoria, tempo de trabalho, documentos necessários para requerer os benefícios, entre outras dúvidas clássicas do trabalhador rural. 

O objetivo é combater a figura dos atravessadores, que têm dificultado o acesso dos agricultores aos benefícios previdenciários e assistenciais e interferem desde o agendamento até a organização das provas necessárias para o requerimento dos benefícios. Os atravessadores chegam a cobrar porcentagens ou até mesmo a renda total do benefício dos segurados, quando não os induzem a cometer erros, gerando o indeferimento administrativo do benefício. Essa interferência traz prejuízo aos aposentados e pensionistas, que ficam reféns destas práticas ilegais. 

Com a disseminação de informações previdenciárias, através do projeto “Previdência em Cordel”, espera-se a redução do número de ações judiciais existentes em desfavor do INSS. Na divulgação a instituição terá o apoio da imprensa, do Ministério Público, entidades religiosas e instituições de ensino superior. (Texto de Fernanda Beatriz).

Um comentário:

  1. Do jeito que o INSS é bonzinho, o agricultor que segue sua cartilha nunca vai conseguir um beneficio na vida não.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA