PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

AS FACES DA VERDADE

As Faces da Verdade é um filme de 2010, com direção do americano Rod Lurie. Não é apenas cinema de boa qualidade. É um conjunto de lições sobre jornalismo, integridade, política e um alerta para o perigo de se dar poder demais ao Governo ou ao Estado. O longa é inspirado em fatos reais e estranhamente só foi exibido em algumas cidades dos Estados Unidos, porque a distribuidora desta obra cinematográfica faliu.

O filme é inspirado em fatos reais, ocorridos no segundo mandato do presidente Bush Filho. Na ficção, a jornalista Rachel Armstrong, do Sun Times (na vida real o New York Times) assina uma reportagem denunciando a farsa que foi a invasão da Venezuela (pode comparar com o que aconteceu no Iraque) e revelando que a mulher de um embaixador americano é agente da CIA.

Por conta desta matéria a repórter é intimidada, perseguida, presa e afastada da família. Sofre tudo que você possa imaginar em plena democracia americana. A pressão da autoridades, incluindo representantes do Executivo e do Judiciário é que ela revele o nome da fonte que passou a informação, publicada no jornal, "comprometendo a segurança nacional".

Rachel sofre o diabo, mas não se dobra. Perde o marido, fica sem a convivência do filho, no entanto mantém sua dignidade e seu compromisso com um dos princípios básicos do bom jornalismo: "A fonte é sagrada".

Altamente recomendado para políticos, advogados, jornalistas, estudantes e todos que gostam de cinema de qualidade, feito com inteligência e sensibilidade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA