PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

GARANHUNS TÁ DEVAGAR

Triunfo, pequena cidade do Sertão de Pernambuco, já tem um teleférico há um bom tempo. Tudo indica que Gravatá e Bezerros, no Agreste, também serão contemplados com um equipamento desses,  com tudo para se tornar em mais um atrativo turístico para cada município.

Em Gravatá, segundo foi noticiado, o próprio governador Eduardo Campos estaria apoiando a instalação do teleférico. Em Bezerros a luta é do deputado federal Inocêncio Oliveira que já conseguiu até a visita de técnicos da Secretaria de Turismo do Estado para estudar a viabilidade da obra no distrito de Serra Negra.

Aqui em Garanhuns só Paulo Camelo (PSOL) defendeu projeto semelhante a partir da campanha política de 2004. Levaram o engenheiro na gozação, os municípios menores vão conseguindo e ninguém abre a boca para lutar por um teleférico para a Suíça Pernambucana.

Imagino, com a minha santa ignorância, que se os políticos fortes da cidade se unissem para conseguir esse benefício para a cidade seria moleza. O que há mesmo é desinteresse, talvez porque imaginem que Paulo é quem vai faturar politicamente.

Garanhuns tá devagar mesmo, essa é que a verdade. Não começam o Shopping, faltam indústrias, o centro e a periferia precisam de maiores cuidados e setores básicos, como saúde e educação têm avançado menos do que em alguns municípios pequenos da região.

A produção cultural praticamente estagnou e o turismo se reduz a uns poucos visitantes que vêm ao Hotel Tavares Correia, passam pelo Relógio de Flores, Pau Pombo, Cristo do Magano, Castelo de João Capão e Galeria Mãos da Terra. Mesmo assim saem reclamando do descaso do poder público com esses locais.

É por essas e outras que um estranho à cidade se aventura a ser prefeito sem nunca ter morado aqui nem prestado qualquer serviço à comunidade.

Daqui a pouco até São João consegue um teleférico ali para a área do açude e a gente fica com inveja e chupando o dedo. Não pense que é brincadeira não pois está aí o exemplo de Brejão: graças ao prestígio de Sandoval Cadengue tem conseguido algumas fábricas e já tem até distrito industrial.

Ninguém está contra a cidade. Muito pelo contrário. Estamos apontando essa inércia para que os representantes desta terra se mexam, briguem mais pelo município, consigam teleférico, Samu, fábricas, cobrem o término das obras do Expresso Cidadão (que já funciona em Caruaru há muito tempo), façam projetos que permitam um maior desenvolvimento local e regional.

Como já escrevemos uma vez até no futebol as outras cidades vão nos passando para trás: Belo Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Araripina, Serra Talhada, todos municípios menores que o nosso, movimentam seus estádios aos domingos, enquanto entre nós a AGA e o SETE não passam de uma boa lembrança do passado.

Continuo insistindo na tese: Garanhuns sofre ao mesmo tempo de Mania de Grandeza, com muita gente ufanista e metida a besta sem representar coisa nenhuma; e Complexo de Peter Pan, este instalado nas mentes dos que se recusam a crescer e fazem tudo para termos uma "cidade nanica". Termos o mesmo número de vereadores que Caetés, Jupi e Capoeiras; não permitirmos a construção de prédios de mais de três andares realmente é dose...

Temos geografia privilegiada, lugares belíssimos, um festival cultural grandioso, bons colégios e faculdades (os jovens se formando aqui para buscar emprego lá fora),   algumas cabeças pensantes sedentas para fazer alguma coisa e a cidade perdendo espaço para Gravatá, Bezerros, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe e se não tiver cuidado daqui a pouco Salgueiro, Arcoverde e Belo Jardim também nos passam a perna. Petrolina e Caruaru? Com esses municípios não dá para comparar mais, já se distanciaram bastante da gente.

Tudo isso por causa de um teleférico? Não, senhores. Por tudo que tem acontecido nos últimos anos. Esse equipamento é apenas o símbolo do descaso e da incompetência das classes dirigentes - e não estamos nos referindo só aos políticos.

Tem muita gente que acha Garanhuns um lugar arretado para ganhar muito dinheiro. O cara se dá bem na vida, constrói uma mansão, compra casa na praia e apartamento na capital e o grosso da população que se exploda.

Não podemos ficar nos enganando, cantando os versos daquela música idiota de Benito de Paulo: "Tudo está no seu lugar, graças a Deus..."

As coisas não estão nos seus devidos lugares. Garanhuns merece e pode mais. E para se chegar lá é preciso o esforço de todos nós.  É necessário inteligência e interesse. Mas não só isso. Temos de ter compromisso, visão macro da situação e sobretudo amor pela cidade.

28 comentários:

  1. Caro Roberto Almeida esta materia é muito interessante e verdadeirissima, mas a culpa de todo o atraso em nossa cidade e dos proprios cidadões, ou melher eleitores, pois no dia da eleição vendem seu voto e com isso o desenvolvimento de nossa cidade, sabe quanto custa isto, apenas R$30,00 ou R$50,00 que os candidatos doam aos seus eleitores.Da pra tr desenvolvimento dsta forma?

    ResponderExcluir
  2. Isso vai mudar porque Dourado vem ai. Graça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça, esse Dourado é tao bom, mande ele pra Brejao ou Palmeirina, esses 2 prefeitos sao muito amigo do DITADOR Eduardo Campos entao nada melhor nao é DisGraça, alias Graça ou DisGraça de Lagedo

      Excluir
  3. Uma graça de comentário dessa moça de Lajedo estamos desgraçados mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAULO CAMELO, COMENTA: Caro conterrâneo Roberto Almeida,
      Vamos direto ao assunto:
      1 - Faz-se necessário recuperar a auto-estima do nosso povo. Assim, determinados políticos da Legião Estrangeira, não terão vez;
      2 - Enquanto estivermos sob a influência de políticos que já exerceram, ou que exercem, cargo público de Prefeito (Antônio João Dourado, de Lajedo), de ex-Prefeito (Zé da Luz, de Caetés) e de Deputado Estadual (Izaías Régis), certamente NÃO SURGIRÃO NOVAS LIDERANÇAS POLÍTICAS EM NOSSA CIDADE. Portanto serão sempre os mesmos;
      3 - Não podemos permitir que um homem só mande em duas cidades, ou seja, Garanhuns e Caetés com Zé da Luz, e Garanhuns e Lajedo, com Antônio João Dourado;
      4 - É INADMISSÍVEL QUE O PRÓXIMO PREFEITO DE GARANHUNS SEJA SUBMISSO AO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, SEJA O ATUAL, EDUARDO CAMPOS, OU SEU SUCESSOR;
      5 - É preciso que se entenda que são poucas as reivindicações que devem ser feitas ao governador Eduardo Campos, porque o mesmo só trabalha as custas do governo federal. Logo, porque não reivindicar direto ao governo federal e aos organismos internacionais? CASO PAULO CAMELO SEJA ELEITO PREFEITO, CUIDAREMOS DE MARCAR IMEDIATAMENTE UMA AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR, EDUARDO CAMPOS, PARA DISCUTIRMOS A INSEGURANÇA EM NOSSA REGIÃO, TENDO COMO PRETEXTO A TRANSFERÊNCIA DO PRESÍDIO DE CANHOTINHO, UMA VEZ QUE O MESMO ESTAR LOCALIZADO EM DESACORDO COM A LEGISLAÇÃO ATUAL;
      6 - Mas, é preciso que alguns conterrâneos compreendam que o governador Eduardo Campos, não é sentimental. Trata-se de um político caudilhista, a exemplo do avô Miguel Arraes, com traços do bonapartismo. Portanto, se libertem do "romantismo". Rompam, meus conterrâneos, com o "AMOR PLATÔNICO" que milhares de pessoas nutrem pelo "galeguinho dos olhos verdes". Afinal, o ditador e governador Eduardo Campos, escolheu o Importado de Lajedo, porque ele é quem melhor se assemelha a um CARRASCO. O argumento de "bom gestor", é falso, portanto de contrabando. Quem duvidar é só ir em Lajedo. É só conversar com as mulheres, de Lajedo, que tentaram impedí-las de engravidar. Portanto, meus conterrâneos, o governador não quer outra alternativa, que não o Importado, a não ser que o novo pretende se mostre que é CARRASCO TANTO QUANTO O IMPORTADO DE LAJEDO;
      7 - Por último, meu amigo Roberto Almeida, quero lhe dizer, e aos demais conterrâneos, que Paulo Camelo tem Propostas para o desenvolvimento sócio-econômico e turístico da nossa cidade. Mas, é preciso que a população faça a sua parte. Relembrando que em 2008, um exército foi derrotado, ao se aliarem ao prefeito Luiz Carlos, 33mil combatentes, e 19mil com Zé da Luz. Sinceramente, Garanhuns só vai pra frente se esse exército de 52mil pessoas fizerem uma auto-crítica dos erros cometidos, votando corretamente em Paulo Camelo.
      TENHO DITO

      Excluir
  4. DAVI DESABAFO DA SILVA5 de fevereiro de 2012 às 19:43

    Texto legal, mas � preciso que n�s tenhamos conciencia que n�o se vai a lugar nenhum com essa coisa de Paulo Camelo, Izaias regis ou ze da luz. Quanto a essa turma de lagedo nem pensar. O governador tem de ser chamado nas redea tambem. Ele estar sacaneando com garanhuns, t� precisando levar uns croques.

    ResponderExcluir
  5. Isso vai mudar porque Dourado vem a� e n�s vamos dar um chute no seu trazeiro. Desgra�a

    ResponderExcluir
  6. O dificil é saber o salário de "Graça". Agora que ela cumpre a sua tarefa, esto é verdade, pois a "Graça" não trabalha de graça não!
    Kleber/Garanhuns

    ResponderExcluir
  7. Tá essa porcaria por conta deste velhos políticos SILVINO ,SIVALDO, AURORA, IZAIAS, LUIZ CARLOS e CIA, e ainda tem quem quera estes, vamos mudar, mudar para melhor, basta deste precisamos de mudanças. Neide C I

    ResponderExcluir
  8. N�o se pode vacilar nem dar treguas: Jo�o Antonio Dourado de Lagedo: N�O, N�O e N�O!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Ana Rosa: NÃO se engane, porque em todos os municípios tem gente vendendo votos. E políticos cretinos comprando votos. Portanto, Garanhuns NÃO é diferente, nesse item. - Vamos à matéria do Roberto: o texto só tem verdades. - Quanto ao futebol, creio que até Salgueiro j á ultrapassou Garanhuns. - Por falar na "mania de grandeza", volto a me lembrar do saudoso sargento Quirino, de pouca instrução, mas um grande cara. Dizia Quirino: "Errar é humano. Mas persistir no erro é megalomania." (??) - E nós outros, às escondidas, ríamos à beça! - Novamente ao assunto: NÃO sei se em Garanhuns é diferente dos outros lugares. - Talvez não. - Mas tenho notado uma verdadeira briga de foice entre os políticos e outras pessoas da terra. Cada qual com interesses pessoais. – As divergências são normais, quando se trata de eleições. Porém, os interesses pessoais SÃO ANORMAIS! - O que precisa mesmo é que os eleitos tenham compromisso com o município e com o seu povo. Trocando em miúdos: que os eleitos, venham eles de onde vierem, tenham mais vergonha e cuidem de trabalhar para as comunidades em geral. - É possível que eu esteja me metendo onde NÃO me cabe. Mas... sou abelhudo, reconheço./.

    ResponderExcluir
  10. Roberto,
    E os adversários de Paulo Camelo ainda dizem que ele tem idéias retrógada e atrasadas! E desde 2004 que ele vem defendendo está idéia para Garanhuns. Não precisa ser técnico no assunto para se perceber que Garanhuns é uma cidade com terreno bem mais acidentado de que as duas cidades citadas, ou seja, Gravatá e Bezerros.Não é atoua que ela conhecida como cidades das sete colinas. O que falta mesmo é um bom gestou para o Município de Garanhuns , com idéias novas, progressistas e avançadas, e sintonizadas com a tecnologia, e com o futuro de nosso Município.
    Sales/Garanhuns

    ResponderExcluir
  11. Roberto depois dessa materia eu pergunto porque voces da imprensa de garanhuns defendem esses politicos incompetente de garanhuns. Se garanhuns é esse desgraça eu não entendo porque a toda hora voces dizem que os filhos de garanhuns tem competencia.

    ResponderExcluir
  12. O doido do Izaías chegando a prefeitura e não ficá feito um pavão tem tudo pra tirá Garanhuns desse estado de coma.

    ResponderExcluir
  13. Garanhuns não é uma desgraça tem problemas como outras cidades e potencial para se desenvolver; acho que Roberto quis cutucar os políticos e grandes empresários para fazer alguma coisa antes que o município seja entregue as tropas de Lajedo.

    ResponderExcluir
  14. Deixam de se bestas e safados, vocês sabem que não dependem somente do deputado Izaías para vir algo pra Garanhuns.
    Vão ver a Universsidade de GAranhuns SENAI,CEFET e fora os milhões de reais que vem pra Garanhuns ,que o infeliz do prefeito Luiz CAlo do Povo não tem nem a coragem de dizer que foi Armando Monteiro a pedido do Deputado Izaías.
    O Prefeito Luiz Aras(cavalo) so gosta disso.Cadê o bando de incomtente de alguns secretarios do prefeito que não sabe fazer nenhum projeto.Só sabe ficar o dia todo em uma mesa.
    Pensando em mais ponte.

    Luiz Carlos XAvier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Imagino, com a minha santa ignorância, que se os políticos fortes da cidade se unissem para conseguir esse benefício para a cidade seria moleza."
      Caro Roberto, quem são esses políticos fortes da cidade ?
      Veraldo

      Excluir
  15. Silvino prefeito, Ivo Amaral vice. Tem chapa melhor do que essa para Garanhuns?

    ResponderExcluir
  16. Ainda bem que esse ze fernando se alto entitula abelhudo. mais é muito mas é tambem muito xato e amostrado feito o deputado izaia.

    ResponderExcluir
  17. João Decidido da Vida6 de fevereiro de 2012 às 08:33

    Só voto para prefeito de garanhuns naquele que for contra o governador. até agora só tem dois Aurora Cristina e Paulo Camelo.

    ResponderExcluir
  18. Camelinho você apoiou os deputados de Garanhuns ou apoiou forrasteiros??? então fica calado Graça.

    ResponderExcluir
  19. Vamos lá Paulo Camelo, demorou mais estão reconhecendo o seu valor. Afinal é ex aluno do colégio xv de novembro.

    ResponderExcluir
  20. Ummmmm, é verdade ele quando quer o voto, quer de todos e fica menosprezando mesmo os que aqui construiram familias. Paulo as pessoas que moram aqui e que fizeram a vida aqui sao mas garanhunse que voce, entao deixe de descriminar os que aman Garanhuns mesmo sem ter nascido aqui. Voce sempre apoio canidatos de fora, entao respeite os que amam Garanhuns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PAULO CAMELO, CONTINUA DIALOGANDO COM OS CONTERRÂNEOS:
      Os nativos saíram e Garanhuns estar sendo repovoada por pessoas de outras cidades, dando a nossa cidade uma característica Cosmopolita. Evidentemente que há em nosso meio pessoas que amam nossa cidade, independente de certidão de nascimento e outros que não amam. Considerando que a expressão "AMAR GARANHUNS" estar em moda, podemos dizer que "QUEM AMA GARANHUNS, INDEPENDENTE DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO, NÃO VOTA NO IMPORTADO DE LAJEDO". QUEM VOTA NO IMPORTADO DE LAJEDO, NÃO AMA GARANHUNS, INDEPENDENTEMENTE DE CERTIDÃO DE NASCIMENTO, PORTANTO FAZ PARTE DA LEGIÃO ESTRANGEIRA.
      TENHO DITO

      Excluir
  21. O sujeito que escreve "alto intitula", "muito mas" e "xato", dispensa qualquer comentário. - Se esse tal de Luiz Antonio da Regada tomasse semancol, iria para a escola primária. E começaria do zero. Porque ele é um zero à esquerda. Isto é, não sabe nem assinar o nome. - Portanto, deveria ficar caladinho da silva. - Perdeu boa oportunidade de botar a viola na sacola./.

    ResponderExcluir
  22. ze fernando, independente do luiz antonio ser analfabeto, ele tem raz�o voce � chato mesmo alem de se achar o rei da cocada preta. Voce � intragavel

    ResponderExcluir
  23. Roberto,
    Sou natural de Brejão, mas, moro em Garanhuns desde meus 03 (três) anos de idade, portanto, me considero de Garanhuns.
    Garanhuns não cresce não só por causa dos políticos, é também por causa dos grandes empresários desta cidade, por isso que não vem indústrias para Garanhuns.
    Agora os mesmos são uns "burros", porque se vinherem indústrias para o Município o povo vai ter mais emprego e onde é que esse povo vai gastar? Está óbvio vocês não acham?
    O que adianta construir shopping se não tem que gaste lá, só uns gatos pingados que se dizem ter dinheiro, mas vivem aí com "a corda no pescoço.
    Quanto à política, sem comentários. Não vale à pena.
    Meu caro Roberto Almeida, queria que você fizesse uma enquete, em seu blog, com o seguinte teor, só pra nós vermos como está a situação de emprego em Garanhuns.

    Você está empregado?
    SIM
    NÃO

    Um abraço.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA