PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CALÇADO ADOTA O PROGRAMA BICICLETA ESCOLAR

Em 2011, o governo federal divulgou uma nova ação em relação ao programa Caminho da Escola: a doação, pelo FNDE, de bicicletas para municípios com até cinco mil alunos matriculados na rede pública de educação básica. No ano passado, foram mais de 300 municípios no país beneficiados com a doação de 100 mil bicicletas.

O município de Calçado, no agreste de Pernambuco, foi um dos que aderiram ao programa do Governo Federal. Esta semana, o município recebeu 483 bicicletas que serão doadas a alunos que precisam percorrer longas distâncias para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar. Junto com as bicicletas, o FNDE doa capacetes, para reforçar a segurança dos estudantes.

De acordo com a secretária de educação de Calçado, Ilka Rejane, a bicicleta pode diminuir o esforço diário desses alunos, possibilitando ainda a prática de uma atividade física saudável. A secretaria ainda está montando o esquema de entrega das bicicletas, que ainda não tem data definida.

Criado em 2007, o programa Caminho da Escola foi ampliado em 2010 para dar aos estudantes uma nova alternativa de acesso às escolas públicas: a bicicleta escolar. Esta ação foi concebida após estudos realizados pelo FNDE mostrarem que muitas crianças percorrem a pé, diariamente, de três a 15 quilômetros para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar.

Concebida pelo FNDE e testada em laboratório credenciado pelo Inmetro, a bicicleta tem quadro reforçado, selim anatômico, paralamas, bagageiro traseiro e descanso lateral, além de itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores dianteiro, traseiro, nas rodas e pedais. Ainda vem com uma bomba manual para encher pneu e ferramentas de montagem e regulagem.

CAPACETES - São dois tipos de capacetes, para crianças maiores e menores. Ambos são fabricados com poliestireno expandido (EPS) de alta densidade, próprio para absorver impactos, e o casco externo é revestido em policloreto de vinila (PVC), material que funciona como deslizante. Ainda possui, na parte interna, espumas removíveis, com tecido lavável, tratamento antialérgico e que proporciona alta absorção de suor. (Texto da jornalista Jacqueline Menezes).

Um comentário:

  1. Sr Roberto Palmeirina tambem recebeu quase 2 mil bicicletas desse tipo e estão todas estocadas no predio onde funcionaria as fabricas de confecção não se sabe porque ate agora não foram entregues possivelmente estão esperando a proximidade das eleições caso o Sr tenha enteresse em saber mais procure o secretario Gilson com certeza ele vai lhe explicar tudo pois ja tem esperiençia com isso foi ele quem deu explicações quando a tv asa branca teve la pra fazer a reportagem do ginasio de esporte Almir Balbino fale com ele Gilson secretario de educação Pedro do centro

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA