PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

A VOLTA DE VITO MIRACAPILLO

Lembro como hoje. O general João Batista Figueiredo era o ditador de Plantão e assinou um ato expulsando do Brasil o padre Vito Miracapilo. O italiano era muito querido em Ribeirão e toda zona da mata e a atitude do representante do regime militar deixou Pernambuco em efervescência. O assunto dominou os jornais de Recife e as conversas dos moradores da capital. Foram promovidas manifestações a favor do religioso, os deputados do MDB fizeram contundentes pronunciamentos, mas nada adiantou. O regime ainda tinha forças e atendeu ao apelo do então deputado estadual Severino Cavalcanti.

O parlamentar pediu a expulsão do padre porque este se recusou a celebrar uma missa em Ribeirão,  no dia 7 de setembro, alegando que o Brasil não era um país livre. Não era mesmo e os homens de farda faziam o que queriam.

Passados 31 anos, reconquistada a Democracia, Vito Miracapillo volta pela primeira vez ao Brasil. Chega ao Recife nesta terça-feira à noite. Irá visitar Ribeirão e Palmares. Passará 13 dias no país e irá tentar regularizar seus documentos para morar de vez entre nós. Tanto tempo e ele não esqueceu essas terras nordestinas.

O general Figueiredo, o último presidente do regime militar, morreu em 1999. Severino Cavalcanti cumpriu vários mandatos de deputado estadual, depois chegou à Câmara Federal, tendo sido cassado quando era presidente daquele poder,  por corrupção. Hoje é prefeito de João Alfredo, na Zona da Mata pernambucana. O advogado Pedro Eurico, um dos grandes defensores de Miracapillo, ficou 20 anos na Assembléia Legislativa, tendo perdido seu mandato parlamentar no último pleito.

14 comentários:

  1. Subversivo do PT

    ResponderExcluir
  2. acho que nesse tempo nem ixistia pt

    ResponderExcluir
  3. Mais ixistia os vermelho cumedor de figo de criancinha

    ResponderExcluir
  4. José Fernandes Costa3 de janeiro de 2012 às 13:58

    Deixemos as babaquices de certos "comentaristas" à parte. - E falemos da figura de Vito Miracapillo. Um homem que foi expulso de um país pobre como era e é o nosso. E que, passado todo esse tempo, quer e vai voltar pra Ribeirão. Isso prova a GRANDEZA do padre VITO! - E o povo de Ribeirão está de braços abertos pra recebê-lo. Aquele povo esperou todos esses anos por essa grande chance. - São pessoas pobres, mas com MUITA DIGNIDADE! - Diferentemente de um corrupto de nome Severino Cavalcanti, um mau caráter, com prontuário policial onde não comporta mais manchas! - Severino Cavalcanti, assim como tantos outros políticos de igual sombra SUJA, deveria estar na PAI - Penitenciária Agrícola de Itamaracá. - É ISSO./.

    ResponderExcluir
  5. O brasil naquela �poca era um pais livre. Hoje � um pais encarcerado na mao da turma do mensalao.

    ResponderExcluir
  6. QUANDO NA EPOCA O DOM VITO MIRACAPILLO RECUSOU-SE CELEBRAR A MISSA DIZENDO QUE O NOSSO PAÍS NÃO ERA LIVRE, FALOU A VERDADE E A VERDADE DOI. E VEJAM A FIGURA QUE PEDE A EXPULSÃO,SEVERINO CAVALCANTI UM DOS MUITOS CORRUPTOS DA HISTORIA POLITICA DÊSSE IMENSO E SOFRIDO BRASIL.MAIS NAS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ SÓ RESTA DIZER, BEM VINDO D,VITO O SENHOR NUNCA FOI CASSADO E ESTÁ NO CORAÇÃO DOS PERNAMBUCANOS, ATÉ EU QUE MORO NA BAHIA EM PAULO AFONSO VIBRO COM SEU RETORNO.

    ResponderExcluir
  7. Esse tal de Severino Cavalcante, deve ter feito derrame de dinheiro em João Alfredo, esse ridículo mal sabe se expressar, é bom mesmo pra roubar o dinheiro público, talvez esteja investido na cidade que o elegeu! Henrique - Boa Vista - Garanhuns.

    ResponderExcluir
  8. A justiça dos homens falham, mais a de Deus, tarda mais não falta. Está ai Dom Vito Miracapillo.
    O que nos entritesse é em pleno seculo XXI ainda existir gente que pensa assim do comunismo, isto depois da queda do muro e a grande divergencia do comunismo e capitalismo, hoje todos dois falidos!!!

    ResponderExcluir
  9. O Brasil é um país laico. Não se mistura religião com leis, póis isto não é um país islâmico. É claro que naquela época o Pe. Vito, tinha suas razões outras e o Gal. Figueiredo achava que tinha as dele. Ambos serão julgados pela história.

    ResponderExcluir
  10. O Rui da Costa explicitou em parte o que eu penso, Senhores, os padres e os poderes contituidos naquela época, ninguém vai saber quem estava com a razão, deixa isso para lá. Tennho comentado. Carlos Cunha.

    ResponderExcluir
  11. José Fernandes Costa3 de janeiro de 2012 às 22:24

    Alguns dos militares que mandavam torturar e matar já estão mortos, para sossego da Nação brasileira. Outros deles, ainda vivos, precisam ser julgados antes de morrer. - Mas o padre VITO NÃO será julgado pela história. - VITO MIRACAPILLO ESTÁ SENDO RECONHECIDO PELOS SEUS MÉRITOS. - O VALOR DO PADRE VITO NÃO precisa mais ser demonstrado. - NINGUÉM vai exigir que esse padre dê provas da sua dignidade. - ISSO JÁ FOI SOBEJAMENTE PROVADO. - E ELE CONTINUA NO EXERCÍCIO DO BEM. O INTERESSE DELE É AJUDAR A PROMOVER O BEM-ESTAR DE PESSOAS QUE TÊM SEDE E FOME. - SEDE DE JUSTIÇA E FOME DE ALIMENTOS. - COISAS QUE NÃO deveriam faltar a NENHUM SER HUMANO./.

    ResponderExcluir
  12. cesar sampaio

    pade vito vai ficar feliz de encontrar ze dirceu ze serra ze jenuino os herois da luta conta o regime militar

    ResponderExcluir
  13. Nem bem começou o ano e a Telma, Zeca e o imprestavel do ze fernando já impestaram o blog do Roberto. Dá um tempo triunvirato. Volta em 2013.

    ResponderExcluir
  14. PRECISA DE OUTRA ENQUETE PRA ESQUENTA MAIS AINDA ESSE BLOG NOTA MIL COM 5 NOMES PRA PREFEITO, ALVARO FERNANDES, AURORA,IZAIAS,LAJEDO E PAULO CAMELO E HELDER CARVALHO.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA