GOVERNO MUNICIPAL

GOVERNO MUNICIPAL
PREFEITURA DE GARANHUNS

ORAÇÃO DO ANO NOVO

Como gosto de fazer regularmente fiz um passeio à tarde pelo centro de Garanhuns. Trânsito tranquilo, lojas já vazias algumas fechando às portas ainda cedo. Muitos CDs piratas nas calçadas e pouquíssimos compradores. Tomei um chocolate quente e estava completamente sozinho. Não tinha mais ninguém na loja. Na Americana nenhum livro, CD ou DVD novo, estão precisando renovar as mercadorias. Principalmente para quem gosta de consumir produtos tidos como culturais. Encontrei o Marcos Cardoso. O radialista vasculhava um pilha de discos ao preço de oito reais e tinham alguns bons no tabuleiro. O amigo levou uns cinco ou seis. Terminei ficando com dois, para não perder o costume. Um seleção do inesquecível Jessé, pois só tenho do cantor antigos LPs e o único em compac disc está arranhado. Escrevo essas notas ouvindo-o. Divino. As já conhecidas, como Oração da Noite,  Porto Solidão, Para Lennon e MacCartney, Concerto para uma só voz, Chão de Estrelas e algumas que não conhecia na voz dele. Retrato em Branco e Preto, de Chico Buarque está totalmente demais, como diria o Caetano. O outro CD foi uma coletânea do Ray Charles, o maravilhoso negro americano. Provavelmente vai ser meu réveillon, além da champanhe e umas comidinhas feitas em casa mesmo.

Garanhuns está vazia porque muitos viajaram. Foram para as cidades vizinhas, sítios, chácaras, Tamandaré, Recife... Destinos vários. Eu ia só até Capoeiras, ficar perto da minha mãe. Resolvi ficar por aqui mesmo. Os livros, a música, um bom filme, a companhia da mulher e de Carolina me bastam. Tiago e Lula viajaram ontem à noite, Vitória ficou comigo boa parte da sexta e do sábado e acompanhou a mãe, hoje. Já está em Lajedo, com o seu sorriso enorme que nos preenche de vida. Dani dá notícia quase todos os dias, de João Paulo sei das coisas por Lulinha.  Roberta, a primeira filha, telefonou do Recife, desejou um bom ano novo. Claro, como pai que tanto a ama fiquei me derramando de felicidade.

"Filhos...Filhos?  Melhor não tê-los! Mas se não os temos,  como sabê-lo?"

Bonitos versos do poetinha. Mas eu trocaria os versos. Escreveria assim: "Filhos, filhos. Melhor tê-los muitos. E amá-los totalmente,  porque eles sim são essenciais e dão sentido à vida".

2011 está terminando. Foi um bom ano. Não fui a nenhuma grande cidade nem fiz nada de extraordinário. Li bastante, porém, ouvi muita música, assisti ótimos filmes, escrevi sempre, estive com minha mãe, irmãos, filhos, amigos, minha companheira de 23 anos. Realmente não preciso de mais que isso. Muito do que se deseja é ilusão, é supérfluo e fui aprendendo a conviver com o estritamente necessário. A comida na mesa, uma roupa para vestir, fazer amor, dar a mão ao próximo.

Há o universo e um Deus-Cósmico. De uma maneira ou de outra fomos criados, estamos conectados, alguém invisível e inalcançável vela por nós. Escuta os apelos quando são sinceros e merecidos e nos livra do mal. Está comigo, neste momento, possivelmente é quem ilumina minhas ideias, as faz sair da mente e se fixar numa tela de computador.

Está na bíblia: "Se Deus está conosco, quem estará contra nós?"

Aprendi que nunca estou só. A tristeza, quando vem, é porque precisamos também da companhia dos humanos, dos iguais. E há de se alimentar o corpo e o espírito. Não, não está tudo em seu lugar. Mas cada coisa está no lugar em que a colocamos. Muitas vezes erramos no projeto de arquitetura e sai tudo errado. Por isso é comum alguma coisa estar fora do lugar.

Agradeço pelo ano que finda. Peço ao bom Deus que 2012 seja melhor ainda. Não estou pedindo só por mim, meus filhos, os irmãos, minha mãe ou pela companheira. Peço a Deus que interceda por Garanhuns, pelos seus moradores, pelos leitores deste blog, pelos que nunca ouviram falar dele, pelos doentes, pelos que sofrem, pelos que passam privações.

"Onde houver ódio,  que eu leve amor!
Onde houver tristeza, que eu leve alegria!
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão!
Onde houver discórdia, que eu leve união!

Que os versos de São Francisco batam forte nos vossos corações. Que a mensagem do Cristo seja levada a sério. Que Deus os abençoe!

Do fundo do coração: FELIZ 2012!

Um comentário:

  1. Palavras tão sinceras e leais. Todas traduzidas da melhor forma possível.

    Sentimentos do dever cumprido, da missão de servir a todos indistintamente e de prestar o melhor serviço para a cidadania humana.

    Não existem palavras que possam agradecer a você por ter tido a iniciativa de criar um Blog para servir ao seu povo do Agreste Meridional, de Pernambuco e do Brasil.

    Parabéns, que 2012 possa radiar as melhões bênçãos de paz, amor, saúde e muita prosperidade para todos os Blogueiros, leitores e para todos nós.

    FELIZ 2012!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    PROFESSOR -JOSÉ LUZ DE CARVALHO IRMÃO-ZECA BARBOSA ( LAGOA DO OURO-PE).
    zecabarbosafilho@hotmail.com.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA