PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

POR QUE LEONARDO DIAS?

Quando me passaram a informação de que Luiz Carlos e Eduardo Campos tinham audiência marcada para tratar da sucessão municipal, devendo o governador anunciar sua preferência por Leonardo Dias, minha primeira reação foi a de incredulidade. Mais ou menos como reagiram alguns leitores. Passados dois dias que fizeram questão de "vazar" essa notícia, cabem algumas reflexões. Por que um vereador governista de Garanhuns, que não apoiará o filho de Romário, fez com que a opinião pública tomasse conhecimento dessa jogada política? Por que a reação imediata do ex-prefeito Zé da Luz? Por que o silêncio estratégico do deputado Izaías Régis? Por que o prefeito Luiz Carlos ou algum dos seus assessores não se manifestou?

Tem um ditado antigo que diz: "Onde há fumaça há fogo". Certamente. O vereador, que pediu para não ser identificado - e esse é um direito dele - não ia criar esse fato do nada. O parlamentar deve estar bem informado e só pode ter adiantado essa informação com um objetivo: detonar ou prejudicar a possível candidatura do filho de Romário Dias. O fato de que o Governador do Estado chamou o prefeito de Garanhuns para comunicar que seu candidato à prefeitura de Garanhuns vai ser um "estrangeiro" tem tudo para causar uma reação negativa na cidade. Principalmente divulgada assim, sem preparação do público. Vocês acreditam que o parlamentar estava querendo inflar o balão de Leo Dias? Tudo indica que não.

A reação rápida de Zé da Luz se deu, imagino, porque na verdade ele já sabia de alguma coisa desse projeto político. Só que tudo estava nos bastidores. Ao vir a público, através deste blog, o ex-prefeito de Caetés não perdeu tempo. Lembrou de sua ligação histórica com Arraes, Eduardo Campos e Ana Arraes, usando esse fato para indiretamente cobrar apoio do governador ao seu projeto. O raciocínio do engenheiro José Luiz está implícito: "Estou nesse grupo há 20 anos, já fui prefeito três vezes, tive 20 mil votos em Garanhuns em 2008 e fui majoritário no município em 2010". São dados reais que o governador não podia (ou não pode) ignorar. Por que preterir Zé da Luz em favor de Leonardo, uma rapaz que está apenas começando e teve meros quatro mil votos na Suíça Pernambucana?

Izaías, pelo que ficou claro, será candidato a prefeito com ou sem Leo. Não irá afrontar Eduardo Campos nem Luiz Carlos, mas está disposto a ir às urnas mesmo que esses líderes tenham outro candidato. Izaías Régis, que isso fique claro, é candidato dele mesmo - pela realização do seu sonho - do PTB e do senador Armando Monteiro. Continuará calado, esperando talvez que o "circo pegue fogo".

O prefeito Luiz Carlos não tem porque falar. Não é do seu estilo, não é candidato a nada e tudo indica acompanhará o governador com o nome que ele indicar. Pode ser Pedro Falcão ou Leonardo Dias. O primeiro não parece em condições de decolar. O segundo é novo, tem rosto de galã de novela, é filho de uma velha raposa política (Romário Dias) e pode sim empolgar o eleitorado de Garanhuns, quem sabe caindo nas graças da juventude que decide uma eleição.

Se a conversa entre o governador e o prefeito não implodir, por conta do vazamento da informação, é bem possível que Eduardo Campos faça a sugestão do nome de Leonardo Dias para ser o candidato do PSB em Garanhuns e peça a Luiz Carlos para indicar o vice, que ficaria com o PDT. Dimas Carvalho, Marcelo Marçal, Júlio César, Carlos Eugênio, Eliane Simões... Nomes não faltarão para montar uma chapa competitiva, com sabor de novidade, capaz de empolgar o atualmente desanimado eleitorado deste município.

À oposição, com Aurora Cristina, Sivaldo Albino ou Paulo Camelo, restará a tarefa hercúlea de enfrentar profissionais da política, candidatos governistas com discursos mudancistas e três máquinas - a municipal, a estadual e a federal. Depois do dia 18 de setembro, se a conversa entre o governador e o prefeito não for protelada, a gente vai saber para onde sopram os ventos.

6 comentários:

  1. o governador Eduardo Campos pode até ser um projeto de coronelzinho do nordeste, como disse Ciro Gomes, mas nao é besta e sabe que apoiar Zé das Trevas é dar um tiro no pé, até porque em Garanhuns se por uma catástrofe o Zé das Trevas ganhasse nao seria igual a Caetés, onde o Ministério Público, o Poder Judiciário e o Tribunal de Contas nao tomam nenhuma atitude enérgica contra a irresponsabilidade, corrupçao e desorganizacao que reina naquela província, que mais parece terra de ninguém. Todo mundo sabe que DUDU quer ser presidente e um grande escandalo em Garanhuns nao seria bom para sua imagem nacional, além do que, embora o DUDU já esteja com um reizinho na barriga, nada demonstra que ele seja desonesto, pelo contrário o governo dele, com exceçao da educaçao, que é péssima, vai até bem. Sendo assim, DUDU nao vai vincular sua imgem a alguém que nao teve sequer 01 conta aprovada pelo TCE. Acreditem, é melhor qualquer um, menos Zé das Trevas, vejam Caetés, só tem umas pracinhas bonitas, mas a Previdencia própria está falida, a saúde está abandonada, educaçao ninguém lá sabe o que é, além do que, se o Zé das Trevas for eleito, nesta cidade irá reinar a violencia, o caos e o abandono, vou parar por aqui se nao o Roberto Almeida nao vai publicar meu comentário. Acorda Garanhuns enquanto é tempo, pois depois que o povo estiver viciado a coisa fica preta, igual ao povo de Caetés, que sabe das irregularidades do Zé, mas por nao terem educaçao e nem vergonha continuam mantendo seu reinado de irregularidades e desorganizaçao. Antonio da Silva. Heliópolis.

    ResponderExcluir
  2. Tá de bricadeira né.......esses nomes para oposição, tamos lascado!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Garanhuns, terra sem dono.............

    ResponderExcluir
  4. cada dia que se passa e vejo essa sena politica me enojo com essa categoria de politicos da nossa cidade!!! e um absurdo tudo isso que esta acontecendo na nossa querida garanhuns!!! uma opisiçao dessa ninguen merece!!! minha gente, vcs nao fazem nada pra mudar essa situaçao que passamos a decadas sem desenvolvimento nenhun e cada dia mas atrasado!!! e hora de um levante contra tudo isso! senhores empresarios, medicos, intelectuais enfim toda a sociedade acordem e lutem junto com o povo pra garanhuns renascer novamente,graças a Deus temos uma impressa que esta dia a dia mostrando a populaçao os demandos dos politicos na nossa cidade e pesso como cidadao do povao que vcs nao se calem e lutem junto do povo pra uma garanhuns melhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Cada dia que passa vejo que nossa Garanhuns tá pior.A falta de Ética é uma coisa absurda por aqui.Mas ainda assim do jeito que está é melhor do que se um dia deus nos livre reinar o então falado DITADOR ZÉ DA LUZ.Como pode um uma só pessoa mandar e desmandar numa cidade desde 1992, e ainda querer vir mandar aqui?Seja IZAIAS, LEORNARDO, AURORA, PEDRO, ou um pior do que esses. Ainda sim é melhor 10000000000 vezes que ZÉ DA LUZ.
    Que ele fique lá em Recife E SEJA FELIZ e nós aqui em paz com DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Por que as pessoas têm nojo da política?

    Antes se dava ao eleitor, o sapato, a sandália, o corte de pano, o chilelo, a sandália, o remédio,a cachacha, a promessa do emprego, o cimento,o tijolo, as telhas,pagava-se a conta de celpe e da compesa, a operação, os óculos,os canos, os botijões, a geladeira, enfim, foram tantas as coisas praticadas que eram uma verdadeira parafernália.


    Hoje, mudou tudo. A prática política é o dinheiro vivo e acores.Notas de R$ 50,00 e R$ 100,00 rondam soltas nas vésperas das eleições.

    E quem compra,ameaça com os seus cabos eleitorais.

    Este é o motivo principal de tantas revoltas do povo consciente e muitos desinformados gostam de tudo isto o que ocorre em nossa Região do Agreste medidional.

    Este jogo sujo, corrupto, malandro de se fazer política é que os prefeitos e ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, deputados e ex-deputados, governadores e ex-governadores, presidentes e ex-presidentes perderam a vergonha, a dignidade, o caráter, os bons costumes e estão usando os termos, " quem com ferro fere termina sendo ferido, a criatura se voltando com o criador, o feitiço contra o feiticeiro e haja vira casada sem pudor e vergonha na cara.

    Nada mudou e não mudará faltando apenas um ano para as eleições.

    O traçado acima mostra o retrato falado da política brasileira em pleno século vinte e um.

    Os partidos políticos tornaram-se uma verdadeira barriga de aluguel.

    Garanhuns precisa de um político sério,um homem que ainda não esteja comprometido com todas as práticas citadas acima, pois foram os senhores políticos que estiveram no poder que viciaram o povo a VENDER o seu VOTO por migalhas e depois deram o troco bem dado traindo os seus próprios companheiros e amigos fiéis.

    Tenho dito sempre e repito.Isto é uma vergonha.

    Palavra de um Professor.

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA