PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

SOBRE O ANIVERSÁRIO DA RÁDIO JORNAL

Logo na segunda-feira fiz uma postagem a respeito do aniversário da Rádio Jornal Garanhuns. Hoje, dia em que a emissora completa 60 anos, recebo de Olinda um texto do jornalista Ruy Sarinho referente à data tão significativa. O texto do companheiro é importante por parabenizar os que fizeram e fazem história da antiga Difusora e também merece uma reflexão por parte dos garanhuenses e de todos os que amam esse símbolo da comunicação no município.

RÁDIO DIFUSORA DE GARANHUNS, 
A NOSSA SESSENTONA!

Amigo Roberto Almeida,
Permita-me usar o seu Blog para parabenizar a eterna Rádio Difusora de Garanhuns.
Para mim, o nome devia ter continuado sempre este.
Em respeito à História e ao criador da Empresa Jornal do Commercio, Francisco Pessoa de Queiroz, ou, como também era chamado, F. Pessoa de Queiroz, um dos pioneiros da comunicação em Pernambuco.
Mas, apesar da Festa de hoje, preocupa a omissão, ou submissão intencional ao poder econômico, dos vereadores de Garanhuns e sucessivos prefeitos da Terra da Garoa, que ainda não acordaram para transformar a jovem/velha Difusora em Patrimônio de Garanhuns, impedindo que o seu atual dono faça como em outras cidades que são sedes da sua Empresa e acabe com o imponente prédio da Rádio, transformando-a em mais um desses insossos “shopping centers” padronizados.
Sem identidade, sem alma, sem a cultura do lugar.
Que eles não continuem sendo omissos, omissão que já permitiu que o Índio símbolo da Emissora tenha sido arrancado da sua fachada, como também já o foi, aqui, no Recife.
É a tentativa do atual dono de se fazer o inventor da roda, apagando com a memória histórica, pioneira. Que não é dele, é do povo pernambucano.
Um absurdo tupiniquim de gananciosos empreendedores, esta palavra inventada para definir empresários gulosos!
Aqui, no Recife, até o mangue do Pina está sendo agredido, invadido, para virar um rendoso “shopping”, sob os aplausos descarados de todas as esferas do Poder Público.
Você sabe, amigo Roberto Almeida, que conheço bem Garanhuns, pois já morei um ano por essas bandas de Pernambuco, quando, em 1991, fui para Bom Conselho montar e dirigir a Rádio Papacaça AM, além de inúmeras viagens a Garanhuns em outros períodos.
Pena que a Rádio Jornal do Recife tenha levado para Garanhuns o seu principal programa, na manhã de hoje, convidando para o debate um artista alheio à Cidade, impondo os valores de fora, em vez de abrir espaço para os artistas daí serem ouvidos Estado e mundo afora, pela freqüência da Capital
Era pra ser o inverso.
Lembro apenas dois artistas que deveriam estar no ar, hoje: Gláucio Costa e Edmilson do Pif, este último, genial pifeiro natural de Garanhuns e que mora em Caruaru.
Esses, sim deveriam estar no ar, contando as suas histórias, as histórias de Garanhuns e de sua Gente, a sua Cultura, sem imposição.
Hoje, o programa deveria ser como uma feira, com o povo e os artistas de Garanhuns comandando a Festa, falando do orgulho de ter a Emissora em seu solo.
Minha homenagem, também, ao grande Radialista Aluízio Alves, responsável direto pelo sucesso da Rádio Difusora de Garanhuns, em boa parte desses 60 anos de existência, fazendo ecoar bem longe a cultura e os valores de Garanhuns e de todo o Agreste Meridional.
Ruy Sarinho
Olinda/PE

Um comentário:

  1. boa tarde
    roberto almeida;
    sou leitor diario do seu blog e o parabenizo.

    é notorio o comentario em seu blog do Sr. Ruy Sarinho é verdade o que ele diz infelismente vivemos nesse mundo de esquecimentos sera que hoje ALUISIO ALVES FOI LEMBRADO, SUA FAMILIA FOI CHAMADA E OUTROS QUE JA PASSARAM POR ESSA CASA COMO JOSÉ INACIO EX PREFEITO E OUTROS E OUTROS, NÃO SEI E O INDIO DA RADIO JORNAL ARRANCADO DO NOSSO SEIO AONDE ESTA É INFELISMENTE A NOSSA GARANHUNS É UMA CIDADE DO JA TEVE E DO JA FOI, 60 ANOS NÃO SÃO SESSENTA DIAS ESPERO QUE NOS 70 ANOS DA RADIO JORNAL SEJA DIFERENTE.
    IVAN
    GARANHUNS PE

    ResponderExcluir

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA