PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS
GOVERNO MUNICIPAL

CONTEXTO

CONTEXTO
Pesquisas Eleitorais

FILMES INESQUECÍVEIS XXVI

PERFUME DE MULHER

Alfredo James Pacino, ator americano conhecido como Al Pacino, tem um currículo invejável e ainda hoje, aos 70 anos, é um dos melhores intérpretes de Hollywood. Começou a consolidar sua carreira muito tempo atrás, com O Poderoso Chefão, mas participou de outros grandes filmes que lhe deram fama e prestígio, como Serpico, Um Dia de Cão e o Advogado do Diabo. Este último, o mais recente dos citados, impressionou críticos exigentes e público em geral. Pacino é um verdadeiro fenômeno diante das câmeras.

Antes de O Advogado do Diabo, de 1997, uma das obras mais populares com este carismático ator, Al Pacino ganhou o Oscar de interpretação, em 1993, com o excelente Perfume de Mulher, lançado um ano antes. O longa tem a direção de Martin Brest, um cineasta que assinou poucos filmes, dentre eles a comédia Um Tira da Pesada e o bom drama Encontro Marcado, com Brad Pitt, numa história que levanta a possibilidade de uma outra vida após a morte.

Nosso foco, nesse comentário, é Perfume de Mulher, o filme que deu o Oscar de Melhor Ator a Pacino. Normalmente começamos as resenhas desta série escrevendo alguma coisa sobre o diretor ou a importância da história contada nas telas. Neste caso, é inevitável dar maior importância ao intérprete, ao principal responsável pela beleza deste trabalho, um dos grandes momentos da sétima arte nos anos 90.

Logicamente o longa tem uma direção competente, bela fotografia, boa trilha sonora e escolha acertada dos demais atores. Chris O´Donnel , intérprete de Robin em dois filmes de Batman, é ainda um garoto, em Perfume de Mulher, desempenhando muito bem o seu papel e fazendo um contraponto interessante com Pacino.

Não há malabarismo nem artifício em Perfume de Mulher. Temos uma história forte e muito objetiva: O tenente coronel Frank Slade é um homem cego, grosseiro, amargurado que está decidido a dar um fim à vida da maneira dramática, simplesmente estourando os miolos com um tiro de pistola. Charlie Simms, um jovem que estuda num bom educandário de ricaços graças a uma bolsa de estudos, presencia uma traquinagem dos colegas estudantes, mas se recusa a entregar os rapazes, como pretende o diretor, que chega a pressiona-lo e até faz chantagem para obter a confissão.

Charlie aproveita um final de semana para ganhar um dinheiro extra e vai trabalhar ajudando a cuidar do irascível coronel. O primeiro encontro é um choque, o militar reformado é agressivo e fala um linguajar chulo, o comportamento da fera assusta o jovem que pensa em desistir do serviço temporário. Termina ficando e involuntariamente acompanha Frank numa espécie de viagem de despedida, antes que ele “estoure os miolos”.

Os dois - um velho e desesperado, o outro retraído e compenetrado - terminam por se conhecer mais, se apegarem, de modo que os segredos do estudante e do militar terminam sendo compartilhados. Acabam se conhecendo e se respeitando.

Perto do final, é o coronel Frank Slade que vai à escola, como se fosse o pai de Charlie, fazer sua defesa perante o diretor e a comissão do colégio. Usando palavrões, agredindo, insultando, o velho cego escancara a verdade e a hipocrisia, permitindo uma reviravolta que emociona e contagia o expectador.

O nome poético do filme, na tradução brasileira, se refere apenas a capacidade que tinha Frank de saber de imediato o sabonete ou perfume que determinada mulher estava usando. Cego, ele aguçara outros sentidos e “enxergava” outras coisas.

O coronel é um personagem forte. Choca, irrita, incomoda. No final emociona e encanta, deixa até uma porta aberta para o otimismo, numa troca de olhares com uma professora do colégio de Charlie, que elogia seu discurso de defesa do rapaz.

Perfume de Mulher é um grande filme. Al Pacino é a alma deste drama que você não esquecerá com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA

SUBSÍDIO PARA COMPRA DE CASA
FINANCIAMENTO PARA CASA PRÓPRIA